As seleções de voleibol de Cabo Verde e do Senegal qualificaram-se diretamente para a segunda fase do Torneio Zonal de qualificação para o Mundial de sub-23 nas categorias masculinas e femininas, face à desistência da Gâmbia.

Com esta qualificação automática fica cancelado o Torneio da Zona II do Conselho Superior dos Desportos em África, qualificável para a 1ª fase do Mundial de sub-23 de voleibol que deveria ser disputado de 23 a 28 do corrente, na cidade do Mindelo, em São Vicente.

O presidente da Federação Cabo-verdiana de Voleibol, António Rodrigues havia alertado para esta possibilidade, já que a organização esperava pela confirmação da Federação de Voleibol da Gâmbia, pois, apenas estavam asseguradas a participação das seleções nacionais do Senegal e de Cabo Verde.

Rodrigues avançara à Inforpress que deste torneio qualificavam-se duas seleções para a segunda fase, pelo que no caso da desistência da Gâmbia as seleções de Cabo Verde e do Senegal apuravam-se automaticamente para a segunda fase desta prova a nível de sub-23.

No que se refere aos restantes países da Zona II – Mali, Mauritânia, Guiné Bissau, Guiné Conacri e Serra Leoa – sempre estiveram fora deste torneio, alegadamente por razões de ordem financeira e organizacional interna.

O torneio marcava a estreia do novo selecionador, o italiano residente em Cabo Verde, Orazio Minecci, técnico que desde finais de junho assumiu o comando técnico das seleções masculinas e femininas, em substituição do seu antecessor, Luca Privitera.