As autoridades iranianas proibiram um grupo de mulheres de assistir ao jogo da Liga Mundial de voleibol entre o Irão e os Estados Unidos, que se realiza hoje em Teerão.

Um número limitado de mulheres – cerca de 200 - tinha sido inicialmente autorizado a assistir aos jogos, mediante uma autorização dada à Federação de Voleibol e após um criterioso processo de seleção que contemplou sobretudo familiares dos jogadores, responsáveis executivos e alguns apoiantes.

De acordo com um responsável da federação, citado pela agência AFP, os serviços de segurança do estádio impediram a entrada das mulheres, alegando que as acreditações não foram validadas pelos serviços de segurança do recinto.

A presença de mulheres em desportos masculinos é uma questão muito sensível na sociedade iraniana e que tem motivado várias discussões entre conservadores e reformadores.

O acesso a estádios está interdito a mulheres desde a revolução islâmica em 1979, oficialmente para as proteger dos adeptos masculinos, mas o presidente Hassan Rohani pretende atenuar a restrição em modalidades como o voleibol ou o basquetebol.

Em novembro, a federação internacional de voleibol (FIVB) ameaçou excluir o Irão da organização de provas internacionais da modalidade enquanto as mulheres forem impedidas de assistir aos jogos.

O anúncio surgiu na sequência da detenção de uma cidadão de dupla nacionalidade iraniana e britânica, por tentar no ano passado ter acesso a um jogo de voleibol.