O 1.º Encontro de ParaVolei – “Faz + Por Ti” decorre na sexta-feira em Lousada, integrado no denominado dia do Mini-Voleibol, numa iniciativa pioneira de sensibilização para a prática desportiva regular e inclusiva de pessoas com deficiência.

Este encontro, inserido num mega evento que envolve mais de 1.500 crianças em representação de 230 formações, de 40 clubes, é dirigido a pessoas com deficiência motora e contará com equipas de voleibol sentado do Castêlo da Maia e da Associação Portuguesa de Deficientes - Delegação de Braga.

“A atividade será desenvolvida no dia e local do Encontro do Mini-Voleibol da Associação de Voleibol Porto, potenciando assim a proximidade com um público-alvo de mais de 1.500 crianças e jovens com idades até aos 12 anos", salienta o responsável federativo pelo Paravolei, Daniel Lacerda.

Ainda de acordo com este dirigente, que recordou que o ParaVolei engloba o Voleibol Sentado e o InVolei, o motivo da coincidência de data e local tem a ver com o facto de, como é de pequenino que se torce o pepino, a criança ser mais facilmente moldável para quebrar certos comportamentos.

“É nossa pretensão que o 1.º Encontro de ParaVolei – ‘Faz + por ti!’ seja um momento de sensibilização para a prática desportiva regular e inclusiva de pessoas com deficiência, assim como um momento ímpar de promoção do voleibol”, considerou ainda Daniel Lacerda, considerando esta atividade “a simbiose perfeita entre o desporto e a formação social”.

Os responsáveis federativos pelo ParaVolei acreditam que será “um momento único de partilha social e de sensibilização em relação a quem não é ‘diferente’ e continua a praticar desporto com gosto e a aproveitar o melhor do que a vida tem para oferecer, como a amizade e a solidariedade”.

O palco desta iniciativa pioneira, organizada pelo departamento de ParaVolei da Federação Portuguesa de Voleibol, será o Complexo Desportivo Municipal de Lousada, onde cerca de 1.500 jovens atletas, distribuídos ao longo de 100 campos montados no Complexo Desportivo Municipal, em Lousada, vão disputar o Dia do Mini-Voleibol.