Benfica: A novela Horta e um feito inédito no andebol
A semana do Benfica fica marcada pela conquista inédita da Liga Europeia de andebol no último domingo, após o triunfo sobre os alemães do Magdeburgo por 40-39, após prolongamento. Trata-se do maior feito da história portuguesa no andebol ao nível de clubes, numa partida que teve lugar na Altice Arena, em Lisboa.
Horas antes, Fernando Pimenta, atleta dos encarnados, fechava uma participação histórica na Taça do Mundo de Poznan, na Polónia, com a conquista de quatro medalhas de ouro no mesmo dia. O canoísta português impôs-se na final de K1 5.000 metros, depois de ter vencido também as de K1 500 e K1 1.000 metros, às quais juntou o triunfo na prova mista de K2 500, ao lado de Teresa Portela.
No futebol também houve festa encarnada. O Benfica sagrou-se campeão nacional de juniores pela 25.ª vez na sua história, ao bater em casa o SC Braga por 3-0, na 14.ª e última jornada do Apuramento de Campeão da época 2021/22. Iuri Moreira (87 e 89 minutos) e Franculino Djú (90+6) marcaram os golos das águias, que terminaram a prova com os mesmos 33 pontos do FC Porto, mas com vantagem na diferença total de golos (35-14 contra 29-9).
A semana também foi agitada no que toca ao mercado de transferências, com particular enfoque na possível chegada de Ricardo Horta à Luz. Os encarnados apresentaram uma proposta de 10 milhões de euros pelo avançado, prontamente recusada pelo presidente do SC Braga, António Salvador. O caso abriu uma 'guerra' a três, com o Málaga, que reclama ter 67 por cento do passe do jogador, a fazer pressão para que o negócio se faça.
Noutro âmbito, Domingos Soares Oliveira, administrador da SAD do Benfica, analisou o próximo mercado de transferências, garantindo que os encarnados "não estão obrigados a vender", referindo-se ao crescente interesse de vários clubes em Darwin. O dirigente frisou ainda que o empréstimo obrigacionista da Benfica SAD, no montante de 60 milhões de euros, permitirá ao clube alcançar força para o mercado de transferências.
Não esquecer, ainda, a polémica em torno de Jonas. O antigo avançado do Benfica foi intercetado à chegada ao aeroporto de Lisboa, por ser um dos arguidos da operação 'Fora de Jogo', no âmbito da qual está sujeito à medida de termo de identidade e residência. O Ministério Público e a Autoridade Tributária acreditam que Jonas terá usado as contas bancárias da mãe e de um irmão para ocultar rendimentos de cerca de cinco milhões de euros, entre 2015 e 2016, quando representava os encarnados.
Poderá ler estas e outras notícias do Benfica na página do clube no nosso site, e ainda toda a atualidade desportiva nacional e internacional.
Andebol
Encarnados venceram no prolongamento por 40-39.
Mais modalidades
O canoísta português Fernando Pimenta fechou hoje a participação da Taça do Mundo de Poznan com a conquista da quarta medalha de ouro, das cinco que a seleção portuguesa alcançou na Polónia.
EURO Sub 19
O Benfica sagrou-se hoje campeão nacional de juniores de futebol pela 25.ª vez na sua história, ao bater em casa o Sporting de Braga por 3-0, na 14.ª e última jornada do Apuramento de Campeão da época 2021/22.
I Liga
O novo treinador do Benfica deu uma entrevista ao jornal alemão em que falou da grandeza do clube encarnado.
I Liga
Defesa falou em conferência de imprensa ao serviço da seleção da Bélgica e garantiu sentir-se melhor agora do que quando deixou a Premier League inglesa, há duas temporadas.
I Liga
O emblema espanhol diz deter ainda 67% do passe de Ricardo Horta e exige que a transferência se concretize.
I Liga
A procura foi de 88.490.330 euros, ou seja, 1,47 vezes acima do montante a emitir, o que explica o sucesso da operação.
I Liga
O FC Porto é o clube com mais representantes, seguido de Sporting e Benfica. Apenas dois jogadores da lista não jogam num dos três grandes.
I Liga
Antigo internacional brasileiro diz que espera que a sua imagem não fique afetada com o sucedido.
II Liga
Técnico de 42 anos levou esta temporada os sub-19 do Benfica à vitória na UEFA Youth League.