O campeonato cabo-verdiano de andebol arranca no dia 18 de julho, no pavilhão desportivo “Vavá Duarte”, na Cidade da Praia, e termina a 22 do mesmo mês.

Segundo o presidente da Federação Cabo-verdiana de Andebol (FCA), Nelson Martins, as equipas vão estar divididas em três grupos, sendo que os primeiros de cada grupo passam para as meias-finais, acompanhadas com o melhor segundo lugar.

O campeonato vai contar com nove equipas das diferentes regiões desportivas do país, tendo o Desportivo da Praia como defensor do título de campeão de Cabo Verde.

Nelson Martins acrescentou que o Desportivo da Praia, como equipa campeã de Cabo Verde, “leva por direito” a Associação Desportiva ABC, como campeã do campeonato regional de Santiago Sul.

Assim sendo, Desportivo da Praia, ABC, também da capital, assim como representantes das regiões desportivas de São Vicente, Sal, Boa Vista, Santo Antão, Maio, Fogo e Santiago Norte, são as agremiações que vão participar nesta competição.

Na ilha do Sal decorre o campeonato cabo-verdiano feminino, competição que conta com a participação de seis equipas, estando divididas em dois grupos de três. A ilha do Sal conta com duas formações, o Palmeiras e o Grémio.

Na 'pole' estão o ABC da Praia, o Super Estrela de Santo Antão e o Palmeiras, enquanto no outro grupo alinham o Atlético de São Vicente, Graciosa de Tarrafal de Santiago e Grémio. Para as meias-finais, segundo o regulamento, passam os dois primeiros de cada grupo.

A competição iniciou a 4 de julho e decorre até domingo.