A temática da nacionalização de atletas estrangeiros, dos quais a do norte-americano Reggie Moore, estará em análise na IX Reunião Plenária Ordinária da I Sessão Legislativa da III Legislatura, convocada para 18 e 19 de Julho, pelo presidente do órgão, Fernando da Piedade Dias dos Santos, soube hoje a Angop.

A decisão saiu da 13ª Conferência dos Líderes dos Grupos Parlamentares, que anuíram a análise do Projeto de Resolução que aprova o pedido de concessão de nacionalidade angolana a favor do jogador do 1º de Agosto convocado para seleção nacional.

Durante a apresentação do cinco nacional, a 30 de Maio deste ano, o presidente da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Paulo Madeira, assegurou que a naturalização do atleta poderia decidir-se duas semanas depois, facto até a data ainda não consumado.

Mais recentemente, o vice-presidente da FAB, Eurico Araújo, avançou que o processo segue os trâmites normais e deverá levar algum tempo (não especificou), mas ficará concluído a tempo de o jogador, eventualmente, poder disputar o campeonato, que decorrerá de 20 a 31 de Agosto.

O responsável acrescentou que apesar do atraso que se regista o atleta vai continuar a trabalhar com o grupo e se for opção técnica viajará para Espanha, onde os pupilos de Paulo Macedo vão cumprir um estágio de mais de um mês, rumando de seguida (dia 17 de Agosto) para o palco da competição.

Reggie Moore, de 32 anos de idade e 1,98 metros, é um dos melhores jogadores do Campeonato Nacional, tendo sido campeão nacional pelo 1º de Agosto e melhor triplista do BAI Basket2013.

Além de discutirem a questão relativa ao extremo da equipa principal do 1º de Agosto, residente em Angola há cinco anos, os parlamentares farão também avaliação ao pedido de concessão de nacionalidade a favor do argentino Martin Ernesto Payero.

Este segundo proponente, no país há quase seis anos, atua na equipa principal de hóquei em patins da Académica de Luanda.

Este é o segundo caso de naturalização de um atleta para representar a seleção nacional de basquetebol, depois do tchadiano Abdel Bouckar que conquistou dois títulos africanos pelo cinco angolano (2003 e 2005).