A Federação Cabo-verdiana de Basquetebol tem ainda em aberto o dossiê para a contratação do novo selecionador nacional para o Afrobasket’2015, estando com efeito na corrida um técnico português e um francês.

O presidente da Federação Cabo-verdiana de basquetebol, Kitana Cabral avançou à Inforpress que ainda “não fechou” qualquer negociação com o técnico português, Luís Magalhães, alegando que está também na corrida um treinador francês e que as duas propostas estão em negociações.

“Estamos ainda em conversações porque cada um dos pretendidos coloca a sua condição para trabalhar com a seleção e a federação está a analisar as circunstâncias de assumir as suas propostas, pelo que ainda nada está acertado”, explica Kitana Cabral, para quem Luís Magalhães, que já esteve em Cabo Verde, pode ser aventado apenas como uma forte possibilidade.

Outra hipótese, de acordo com Kitana Cabral, passa pela contratação de um treinador francês de nome Pierre, com passagens por várias equipas africanas e que já se mostra disponível para treinar Cabo Verde, “sabendo de antemão que Afrobasket é uma autêntica montra para dar visibilidade, tanto aos treinadores como jogadores”.

Kitana Cabral avançou que a federação tem um plano para iniciar os trabalhos da seleção com um estágio entre 6 a 13 de julho na Cidade da Praia e que teoricamente Cabo Verde estará na sua máxima força.

Assegura ter já garantia dos internacionais cabo-verdianos como Jeff Xavier, os irmãos Ivan e Joel Almeida, o capitão Marito Machado, Fidel Mendonça, o gigante Edy Walter, Kevin Koronel, Aldevimo Lima, Bryan Rodolfo, e possivelmente Brian Gomes, para além da “prata da casa”.

“Teoricamente a seleção que disputou a eliminatória na Praia é que vai ao Afrobasket, reforçada, mas todos os pré-selecionados terão de lutar no estágio para assegurarem um lugar entre os convocados”, explica Cabral que espera assinar na próxima semana o contrato programa com a Direção-Geral dos Desportos.