Há um cabo-verdiano a brilhar no Marítimo, além de Heldon. Chama-se Kukula, tem 19 anos e é uma das grandes esperanças do clube madeirense.

Kukula está na equipa B do Marítimo mas espera ser chamado ainda esta época pelo treinador Pedro Martins para a formação principal, para jogar ao lado de Heldon. Na época passada, o avançado cabo-verdiano imitou Messi e apontou cinco golos frente a Gil Vicente, num jogo do campeonato de juniores. Ao todo, Kukula fez 28 golos no campeonato de juniores.

Proveniente do Batuque FC, Kukula começou a dar os primeiros passos no futebol em Santo Antão, a sua ilha natal. Em S. Vicente deu tantos nas vistas nos axadrezados do Mindelo que chamou a atenção dos responsáveis do Marítimo. Mas no início, nem tudo foi fácil

«Cheguei à Madeira a 10 de agosto de 2010 mas, por razões burocráticas, apenas fiz o meu primeiro jogo a 29 de Fevereiro de 2011. Foram longos meses de espera. Pensei em regressar a Cabo Verde. Não me estava a sentir bem, longe da família e sem jogar», confessou a O Jogo.

Se no primeiro ano Kukula fez apenas cinco golos, no segundo ano nos juniores apontou 28 tentos, cinco deles num só jogo, frente ao Gil Vicente: «Ficou marcado na minha vida. Só vi dois jogadores fazerem isso: eu e Messi. Nunca esquecerei esse jogo», recordou.

Apesar de já se sentir bem na Madeira, o jogador confessa sentir muitas saudades de casa. Passa os dias entre os campos de treino e o lar do Marítimo, onde partilha o espaço com outros cabo-verdianos. Além de Heldon da equipa principa, Kukula é um dos muitos cabo-verdianos que está na formação B dos insulares, que conta também com o os defesas Gegé e Armando, o médio Nuno Rocha e o avançado Edivândio.

O avançado, nascido em Santo Antão, diz ser fã de Messi e Ronaldo e afirma-se pronto a representar os "tubarões azuis". «Se me chamarem à seleção de Cabo Verde, vou a correr».

Kukula participou em oito jogos da Segunda Liga Portuguesa pelo Marítimo B, tendo marcado dois golos.