O presidente cabo-verdiano e o primeiro-ministro lamentaram hoje a morte de Eusébio, considerando que o mundo perdeu «uma lenda do futebol» e «um homem de grande humanismo».

Jorge Carlos Fonseca, presidente cabo-verdiano, afirmou que irá enviar as suas condolências em nota ao povo Português e Moçambicano e considerou que além de «grande jogador», Eusébio era um homem bom.

«Eusébio foi uma figura lendária do futebol, não só do futebol português mas mundial. Cresci a ler, a ouvir falar dele e tive o privilégio de o ver jogar e por isso é com profunda tristeza que recebi esta notícia. Era também um homem bom e portanto, como cabo-verdiano, amante do desporto e presidente de um país amigo de Moçambique e de Portugal, apresento as condolências aos familiares. O Eusébio é como o Pelé, o Maradona e muito pouco outros, uma lenda do futebol», afirmou.

Para o primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, todos os países lusófonos seguiam com grande interesse o futebol português, também graças a genialidade do Eusébio em campo.

«Eusébio foi um grande jogador, um rei do futebol do mundo lusófono, mas de toda a humanidade. A sua morte é uma grande perda. Foi uma referência para a minha adolescência e juventude e todos nós seguíamos com grande interesse o futebol português graças ao talento, graciosidade e humildade de Eusébio. A morte dele é uma grande perda para o futebol mundial e devemos prestar-lhe a mais vibrante homenagem».

Assumidamente fervoroso adepto do Benfica, o chefe do Governo cabo-verdiano, afirmou que a perda é grande também para o clube da Luz e toda a nação benfiquista.

«Eu sou benfiquista e considero que a perda é muito grande para o Benfica. Ele era embaixador do Benfica e nessa qualidade esteve em Cabo Verde várias vezes e pude ver a dimensão humana do Eusébio. Era um rei do futebol mas com uma grande humildade e uma forma muito própria de ver a vida e isso deve fazer-nos ver a perda que tivemos agora. Mas o Benfica soube criar a partir da dimensão que Eusébio lhe deu no mundo e penso que irá poder continuar a grandeza do futebol de Eusébio», finalizou.

Em Cabo Verde, onde a maior parte dos adeptos do futebol são torcedores do Benfica, muitos figuras do mundo do desporto e anónimos já lamentaram o passamento do "pantera Negra".

Eusébio da Silva Ferreira morreu hoje às 04h30 vítima de paragem cardiorrespiratória, disse à agência Lusa fonte do clube.

O "Pantera Negra" foi eleito o melhor jogador do Mundo em 1965 e conquistou duas Botas de Ouro (1967/68 e 1972/73). No Mundial Inglaterra de 1966 foi considerado o melhor jogador da competição, na qual foi o melhor marcador, com nove golos.

Eusébio nasceu a 25 de janeiro de 1942 em Lourenço Marques (atual Maputo), em Moçambique.