A seleção cabo-verdiana de futebol realiza quarta-feira, no Seixal, um jogo amigável, à porta fechada, com a Guiné Equatorial, anfitriã da Taça das Nações Africanas (CAN2015), que arranca a 17 de janeiro.

A informação foi avançada hoje pela Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) na sua página oficial na Internet, explicando que a porta fechada se trata de uma exigência da Guiné Equatorial, que também faz sua preparação para a CAN em Portugal, tendo sido o país a convidar os "Tubarões Azuis".

O jogo, o primeiro de preparação de Cabo Verde para a CAN, está marcado para às 16:00 de Lisboa (15:00 na Cidade da Praia).

O embate vai servir para o combinado cabo-verdiano, treinado pelo português Rui Águas, estrear uma camisola azul, a cor predominante na bandeira cabo-verdiana e que simboliza o mar que rodeia o arquipélago.

Este vai ser o quarto embate entre Cabo Verde e a Guiné Equatorial. O primeiro aconteceu no dia 28 de março de 2009, no Estádio Marcelo Leitão, na ilha do Sal, onde Cabo Verde conseguiu o seu resultado mais volumoso da sua história: 5-0.

A partida marcou a estreia do avançado Kuca com a camisola da seleção cabo-verdiana, tendo entrado aos 50 minutos no lugar de Cadú.

Mais tarde, os "Tubarões Azuis" voltaram a encontrar a Guiné Equatorial duas vezes, pela fase de qualificação do Mundial 2014. Cabo Verde perdeu por 4-3 em Malabo e venceu por 2-1, na Praia.

Mas Cabo Verde acabou por vencer ambas as partidas na secretaria por 3-0, por utilização de um jogador de forma irregular por parte da Guiné Equatorial.

Segundo a FCF, no jogo de quarta-feira, o capitão da seleção, o médio do Estoril-Praia Babanco, que deve enfrentar a Guiné Equatorial pela quarta vez, pode somar a sua 48.ª internacionalização e igualar o antigo capitão e atual membro da equipa técnica Cláudio Aguiar, como o maior internacional cabo-verdiano de sempre.

Babanco, o jogador mais antigo na lista dos 23 de Cabo Verde, estreou-se nos "Tubarões Azuis" no dia 09 de setembro de 2007, num jogo em que a Guiné Conacri venceu Cabo Verde por 4-0, a contar para a fase de qualificação para a CAN de 2008.

Cabo Verde está inserido no Grupo B da CAN, juntamente com a Tunísia, República Democrática do Congo e Zâmbia, com jogos nos dias 18, 22 e 26, respetivamente.