A segunda jornada do nacional de futebol 2016/17 marca a estreia absoluta do AJAC, campeão de Santiago Norte, na maior montra do futebol cabo-verdiano, com a equipa da Calheta a ser apadrinhada pela Ultramarina de São Nicolau.

Isenta na jornada inaugural, já que persistia o impasse na secretaria quanto ao vencedor do regional em Santiago Norte, o AJAC, designado oficialmente campeão desta região desportiva, desloca-se ao Tarrafal de São Nicolau para enfrentar sábado, a Ultramarina, em jogo da segunda jornada do Grupo A.

A Ultramarina vem de uma derrota na jornada primeira, na sua deslocação ao Maio, frente ao Onze Unidos, equipa que, desta feita, ruma à ilha do Fogo, para defrontar os Vulcânicos, também isentos na primeira jornada.

Já para a Poule B, o Mindelense, tetracampeão de Cabo Verde, que iniciou a defesa do título com uma vitória tangencial em Santo Antão Norte frente ao Paulense, faz a sua estreia no seu reduto, na receção a Académica do Porto Novo (empatou em casa a uma bola com o Académico do Sal) em mais um duelo que vem tornado hábito nos últimos tempos.

Para este mesmo grupo, o Académico do Sal regressa à casa para jogar com o Paulense.

No que concerne aos jogos do Grupo C, o Sporting da Praia, um “eterno candidato ao título”, joga em casa na receção ao Sal-Rei, num jogo que coloca frente-a-frente duas equipas que vêm de resultados opostos.

Os leões da capital arrancaram a prova com um triunfo importante em São Vicente frente ao FC Derby, ao passo que a formação boa-vistense perdeu em casa com o Sporting da Brava.

No outro jogo desta poule, a equipa do Sporting da Brava, moralizada pela vitória forasteira, recebe, de forma moralizada, o FC Derby, que procura, o mais cedo possível redimir-se da derrota caseira.