Foi com uma alegria algo moderada que os madeirenses reagiram hoje no Funchal a passagem de Portugal aos oitavos de final do Euro2016, depois do empate de 3-3 com a Hungria.

O entusiasmo vivido ao longo da partida, sobretudo na segunda parte, com os olhos postos no ecrã gigante montado no Largo da Restauração, foi perdendo força nos últimos minutos e os festejos não foram muitos assim que a partida terminou.

Helena Correia esperava mais da ‘equipa das quinas' e contou à agência Lusa a sua deceção depois dos três pontos somados no grupo F, fruto de três empates.

"Como sempre, sofremos até ao fim. Foi muito mau, devíamos ter ganhado, mas empatámos e passámos", afirmou, considerando o apuramento algo "amargo" embora tenha o desejo de vencer a Croácia, o adversário que se segue.

Para esse jogo, a contar para os oitavos de final, Helena Correia espera mais de Portugal e deixou a mensagem de que "a seleção não é só Cristiano Ronaldo", autor de dois golos, o primeiro dos quais apelidou como "o golo do Europeu".

Com maior felicidade reagiu António Sousa, que realçou o cumprimento dos ‘serviços mínimos' com o empate conseguido diante da Hungria.

"Sofremos bastante mas é um empate que sabe a vitória, conseguimos o apuramento, que era o que nós queríamos", disse.

Já sobre o próximo desafio, considera que vai ser "uma excelente oportunidade" para Portugal mostrar que pode ganhar o Campeonato da Europa e lembrou que a seleção "bate-se com as equipas grandes", deixando elogios ao próximo oponente.

Para Nuno Tomás, foi um "excelente jogo" em que elogiou o ataque lusitano, em contraste com uma defesa "insegura", e deixou um alerta para que Fernando Santos faça um melhor trabalho frente à Croácia, uma seleção "muito forte no processo ofensivo".

O adepto espera ver uma exibição melhor no próximo sábado e aproveitou para falar das constantes mudanças de opiniões dos portugueses em relação à seleção e ao seu conterrâneo Cristiano Ronaldo.

"Nós somos um povo que passa muito de bestial a besta. No outro jogo, o Ronaldo era uma besta, hoje ele é o melhor do mundo outra vez, já está tudo bem, já vamos ser campeões da Europa", referiu.

Os dois golos de Cristiano Ronaldo acabaram por ser os momentos de maior euforia no Largo da Restauração, com as centenas de adeptos presentes a exigirem várias vezes, na altura em que o jogo esteve empatado 2-2 e, depois, 3-3, que houvesse mais um golo português, o que acabou por não acontecer.