O FC Porto venceu, esta quarta-feira, por 2-0, com golo de Hulk (79’) e auto-golo de Rat (90’), ao Shakhtar Donetsk, em jogo da quinta jornada do Grupo G da Liga dos Campeões, no Donbass Arena, na Ucrânia.

O FC Porto venceu, pela primeira vez, neste mês de Novembro, depois da derrota com o APOEL por 2-1, o empate a zero com o Olhanense na I Liga e, mais recentemente, a mais pesada de todas, a eliminação da Taça de Portugal ao perder por 3-0 com a Académica em Coimbra.

A vitória permite aos portistas sonhar com a passagem aos oitavos de final da Liga dos Campeões, onda já lá mora o Benfica, mas para isso terá de vencer obrigatoriamente, na última jornada, o Zenit de São Petersburgo no Estádio do Dragão.

Recorde-se que o FC Porto perdeu com o Zenit na visita à Russia por 3-1.

Ainda esta tarde, o susposto “patinho feio”, o APOEL de Nicósia, foi a primeira equipa do Grupo G a carimbar passagem aos oitavos de final da prova, empatando a zero com a formação russa.

A equipa portista entrou em campo enfrentando temperaturas que rondavam os 7 graus negativos, e com Vítor Pereira a surpreender na montagem do seu onze inicial. Djalma foi o extremo escolhido pelo treinador portista e Maicon manteve-se como lateral direito, relegando Fucile para o banco de suplentes.

Logo aos cinco minutos de jogo, o FC Porto vislumbrou o golo quando Hulk recebeu de peito um passe longo de Alvaro Pereira e o brasileiro afastou o guardião dos ucranianos, empurrando a bola em direção à baliza. Mas Rakitskiy tirou a bola quase em cima da linha de golo.

Aos 17 minutos foi a vez de o Shakhtar enviar uma bola ao poste depois de Luiz Adriano ter fugido de Fernando.

No segundo tempo, a equipa portista esteve melhor mas foi a equipa ucraniana que assustou primeiro com uma bola ao poste aos 72 minutos.

O primeiro golo dos portistas surgiu ao minuto 73, com João Moutinho a isolar Hulk e o avançado brasileiro, cara-a-cara com o guarda-redes da formação ucraniana, a não falhar. O segundo apareceu em cima do minuto 90, com auto-golo de Rat, após passe de Maicon.

FC Porto terá tempo para pensar na última jornada da fase de grupos da prova, agendada para 06 de dezembro. Isto porque no próximo domingo, tem um jogo também importante para a I Liga, na receção ao Sporting de Braga.

APOEL lidera o Grupo G com 9 pontos, seguem-se o Zenit com oito e o FC Porto com sete. O Shakhtar Donetsk, com dois pontos, está eliminado das competições europeias.