O SL Benfica venceu o Otelul Galati por 1-0 e garantiu a liderança do Grupo C da Liga dos Campeões. Óscar Cardozo marcou o golo solitário dos encarnados que já não venciam uma fase de grupos na competição desde 1995.

Foi uma entrada tímida do SL Benfica na derradeira jornada do Grupo C da Liga dos Campeões frente ao Otelul Galati. Jorge Jesus lançou os habituais titulares num jogo que valia a liderança do grupo, mas foram os romenos que cedo tentaram pressionar o conjunto encarnado na sua área defensiva. A ousadia dos visitantes durou menos de 10 minutos e o SL Benfica no primeiro remate que fez adiantou-se no marcador pelo inevitável Cardozo.

A jogada do golo encarnado começa nos pés de Witsel, que após desembaraçar-se de dois adversários descobre Gaitán no lado direito. O argentino levou a bola até ao limite da linha final e cruzou rasteiro para o segundo poste onde apareceu Cardozo. O paraguaio só teve de encostar para o fundo da baliza de Grahovac.

O golo do SL Benfica afetou o Otelul Galati que recuou de imediato no terreno para zonas mais defensivas. A equipa de Jorge Jesus controlava as operações a meio-campo, com Javi Garcia e Witsel em bom plano, mas uma segunda linha de jogadores romenos impedia constantemente a invasão encarnada em territórios mais ofensivos. Bruno César, aos 25 ‘minutos, tentou a sua sorte de longe mas falhou o alvo. Aos 33’ minutos, Cardozo segue-lhe o exemplo, num remate em desequilibro à entrada da área, mas a bola acabou por sair ao lado.

Sem grande agitação, as equipas iam disputando a bola a meio-campo sem grande ocasiões de golo até que os romenos decidiram dar o ar da sua graça nos últimos 15 minutos da primeira parte. Primeiro por Paraschiv, que surge isolado frente a Artur e que obriga o guarda-redes brasileiro a uma defesa incompleta. Na recarga, Garay tira a bola sobre a linha de golo evitando o empate. Aos 44’ minutos, Liviu Antal surge isolado à entrada da área do SL Benfica mas Artur, atento, defende o remate cruzado do médio romeno.

No segundo tempo, o SL Benfica abriu as hostilidades logo aos 47’ minutos com um remate acrobático de Bruno César, mas a bola acaba nas mãos do guarda-redes do Otelul Galati. Os assobios nas bancadas no final da primeira parte eram um sinal de insatisfação dos adeptos e a equipa encarnada parecia decidida a aumentar a vantagem.  Aos 55’ minutos, Cardozo esteve próximo de bisar no encontro numa jogada muito bem construída pelo ataque encarnado. Aimar controla a bola junto à entrada da área, serve Nicolás Gaitán na direita e este cruza na perfeição para o avançado paraguaio, que contudo cabeceia por cima.

O domínio encarnado era patente com a equipa do Otelul Galati encostada à sua área defensiva. Aos 62’ minutos, Javi Garcia tenta a sua sorte de longe mas o remate do médio espanhol falhou o alvo por centímetros. Aos 74’ minutos, Nolito (entrou aos 57’ por Bruno César) surge isolado no coração da área romena e obriga o guarda-redes do Otelul a uma defesa apertada. O avançado espanhol trouxe alguma irreverencia à linha avançada do SL Benfica e aos 76’ minutos esteve novamente perto de marcar. O remate saiu forte mas acabou por ser desviado por um adversário.

Até ao final, o SL Benfica não conseguiu ampliar a vantagem mesmo com a entrada de Saviola e com algumas oportunidades criadas. Os romenos ainda tentaram silenciar o Estádio da Luz com o empate mas a liderança do Grupo C não fugiu à equipa de Jorge Jesus. Rodrigo ainda teve uma oportunidade de ouro para o 2-0, mas o remate saiu para fora. Com este resultado, o SL Benfica defronta nos oitavos de final uma equipa que tenha ficado em segundo lugar do Grupo.