O FC Porto perdeu, esta quarta-feira, por 2-0 contra o Atlético de Madrid, em jogo da sexta jornada do Grupo G da Liga dos Campeões, que se disputou no Estádio Vicente Calderón, na capital espanhola. Desta forma, os Dragões “descem” para a Liga Europa ao terminar a fase de grupos em terceiro lugar.
Os Dragões chegavam à capital espanhola à procura de um lugar nos oitavos de final da Liga dos Campeões já perante um cenário muito complicado para Paulo Fonseca, isto porque não dependiam de si próprios para seguir em frente na prova milionária.
Para o derradeiro desafio nas contas do Grupo G, Fernando regressou ao onze inicial depois de ter ficado a cumprir castigo no último desafio perante o SC Braga, que o FC Porto venceu por 2-0. Herrera, que ocupou o lugar do médio brasileiro nesse encontro, ficou no banco de suplentes. Ricardo, uma das novidades na convocatória para a deslocação a Madrid, também faz companhia ao mexicano.
Do lado da equipa inicial de Simeone, destaque para as ausências de Turan e Godín, eles que foram os autores dos golos no Dragão na segunda jornada da fase de grupos.
O encontro no Vicente Calderón começou, à semelhança dos outros jogos da sexta jornada, com uma mensagem no relvado em homenagem a Nelson Mandela, falecido a 05 de dezembro.
Com três graus de temperatura na capital espanhola, o jogo começou em ritmo baixo e com Jackson Martínez a enviar uma bola à barra logo aos 8 minutos. Contudo, foi a equipa da casa a marcar primeiro por intermédio de Raúl García aos 14 minutos. Após lançamento lateral do ex-sportinguista Insua, a bola chegou aos pés de Raúl García que, de ângulo fechado, conseguiu tirar Maicon da frente e rematar colocado, surpreendendo Helton num tento de belo efeito. O guarda-redes brasileiro podia ter feito melhor neste lance.
Aos 27 minutos, o árbitro alemão Deniz Aytekin assinalou grande penalidade a favor do FC Porto, após falta de Aranzubia sobre Jackson, mas, na conversão, o guarda-redes dos "colchoneros" adivinhou o lado do remate de Josué. O médio português falhou o primeiro penálti esta época, quando já levava quatro marcados em quatro tentativas.
Mesmo em desvantagem e de ter falhado a oportunidade de empatar, o FC Porto continuava mais dominador - até enviou mais duas bolas aos ferros da baliza de Aranzubia - mas quando se joga contra uma equipa matreira como é a do Atlético de Madrid arrisca-se a sofrer outro tento. Aos 37 minutos, Diego Costa isolou-se, tirou Helton da frente e marcou o segundo golo dos colchoneros. Os portistas ainda reclamaram fora de jogo mas Danilo colocou em jogo o avançado espanhol.
Ao intervalo apresentava-se um cenário negro para o FC Porto, sendo preciso virar o resultado para 3-2 e ainda esperar que o Áustria de Viena empatasse no final.
No segundo tempo, com Ghilas e Licá em campo, a equipa da cidade do Porto voltou a “esbarrar-se” com os ferros da baliza. Aos 68 minutos foi a vez de Licá, após passe excelente de Fernando a desmarcar o extremo português.
O Atlético de Madrid passou a segunda parte a controlar o ritmo e a não arriscar quase nada, baixando de intensidade e gerindo a vantagem.
Com o final do jogo confirmou-se a derrota dos portistas em Espanha e, com apenas cinco pontos em seis jornadas, o FC Porto termina a fase de grupos na terceira posição e segue assim para a Liga Europa, fazendo companhia ao Benfica. 
No outro encontro do grupo, importante para as contas finais, o Áustria de Viena até deu uma “ajuda” ao FC Porto ao vencer em casa o Zenit por 4-1, mas os portistas estavam obrigados a vencer no Vicente Calderón. Desta forma, Atlético de Madrid e Zenit avançam para os “oitavos” da Liga dos Campeões.
As equipas de Lisboa e Porto serão as únicas representantes nas competições europeias a partir de 2014. O sorteio para os 16 avos de final da Liga Europa está marcado para dia 16 de dezembro.