Em entrevista ao programa “Vamos à Bola”, da TVI, José Mourinho abordou os primeiros meses na sua aventura em Madrid e confessou que tenta não sobrevalorizar as diferenças em treinar o Real e as outras equipas por onde passou.

“Treinar o Real é como treinar o Leiria e não sentimos as diferenças, até porque isso funciona como uma forma de pressão. Os campos de futebol são todos iguais, os jogadores são todos homens e as bolas são todas redondas”, relativiza “El Especial”.

Mourinho diz ainda que a facilitar-lhe o caminho está o facto de cada etapa da sua carreira o ter preparado para a seguinte, revelando-se focado em devolver a grandeza ao Real Madrid:

“Primeiro temos de conquistar o Real e incutir uma mentalidade vencedora no clube. Queremos estabelecer uma estrutura e filosofia de trabalho, e depois disso os títulos vão chegar com naturalidade.”

Ainda assim, assume como natural que haja alguma ansiedade em Madrid.

“É natural que haja alguma ansiedade num clube que não ganha nada há dois anos”, assume, deixando ainda algumas palavras para Ronaldo:

“O Ronaldo tem de fazer a diferença dentro de uma equipa e fará a diferença pela qualidade individual que tem. Mas não tem de ser o Ronaldo a ganhar jogos. É um jogador fora de normal, mas não é o super Homem.”

A Selecção Nacional

Mourinho chegou a ser contactado para orientar dois jogos de Portugal na fase de apuramento para o Euro 2012, mas tal não se concretizou. O treinador reforça que gostava de ter vindo, mas agora assume estar ao lado de Paulo bento.

“O que interessa é que Portugal ganhe. Gostava de ter ido para dar a minha ajuda, mas a partir do momento em que não é necessária, óptimo. Falei com o Paulo Bento e ele sabe que eu quero que as coisas lhe corram bem."