O português José Mourinho, treinador do Real Madrid, «é um ganhador nato» e constitui uma mais-valia para a Liga espanhola de futebol, tal como o avançado Cristiano Ronaldo, defendeu hoje o presidente do organismo, Jose-Luis Astiazaran.

«José Mourinho é um treinador de grande categoria, com um currículo valioso, tanto em Portugal, como em Inglaterra e em Itália. É um ganhador nato e é essa mentalidade que está a tentar transportar para o Real Madrid», sustentou Astiazaran, antes da intervenção no I Congresso Internacional do Futebol Profissional (Football Talks), que termina hoje em Cascais.

O dirigente espanhol recusou antecipar se Mourinho terá tanto sucesso em Espanha como teve em outros países, mas considerou que Josep Guardiola, treinador do rival FC Barcelona, campeão espanhol e europeu, tem uma tarefa bem mais complicada: «Todos lhes querem tirar os títulos que conquistaram na época passada», observou.

Astiazaran defendeu também que o internacional português Cristiano Ronaldo, avançado do Real Madrid, é «um jogador excecional e um notável goleador», com «incrível capacidade de superação», recuando mais de duas décadas, até aos tempos de «Futre, Carlos Xavier, Oceano, Sá Pinto, Pauleta e Paulo Bento», para exemplificar quanto o campeonato espanhol tem beneficiado com a contratação de futebolistas lusos.

«A Liga portuguesa tem sempre jogadores de alto nível, que tornam mais fortes os clubes e depois lhes permitem exportar. Penso que a grande diferença entre as Ligas portuguesa e espanhola reside na diferença populacional entre os dois países, que aumenta muito a base de adeptos em Espanha», considerou Astiazaran.