O recorde de transferência de Ronaldo do Manchester United para o Real Madrid continua por bater. O internacional português deixou Old Trafford há quatros para ingressar nos merengues.

Só Maradona esteve mais tempo a liderar na lista de transferências. El Pibe esteve oito anos como o mais caro de sempre, quando ingressou o Nápoles em 1984 a troco de 13 milhões de euros.

Na lista elaborada pela empresa brasileira Pluri Consultoria, Ronaldo é líder mas há mais transferências de Portugal no top 100, entre eles Falcao, James e Hulk.

El Tigre aparece, alias, duas vezes na lista das 100 maiores transferências na história: quando saiu do FC Porto para o Atlético Madrid por 47 milhões (13.º posto) e quando deixou os madridistas para ingressar no Mónaco por 60 milhões (6.º lugar).

Só Hérman Crespo aparece três vezes na lista, tendo movimentado 117 milhões de euros.

Neste defeso, seis transferências entraram no top 100 e duas no lote dos 20 mais caros. Neymar trocou o Santos pelo Barcelona a troco de 57 milhões de euros. Os 45 milhões pagos pelo Mónaco ao FC Porto por James aparece no 19.º lugar.