Um golo tardio de Dembelé garantiu o empate a uma bola do Tottenham frente ao Lyon e consequente passagem aos oitavos de final da Liga Europa. Na 1ª mão os Spurs venceram no White Hart Lane por 2-1, com dois golos de Bale.

Entrou melhor o Lyon, a pressionar os comandados de Villas-Boas no seu meio-campo. O Tottenham equilibrou depois o jogo mas viria a sofrer o golo logo de seguida.

Depois de Lacazette dar o primeiro sinal, num remate de cabeça que Friedel defendeu a dois tempos após livre, o Lyon chegou a vantagem aos 17 minutos. Grenier bateu um livre lateral e Gonalons antecipou-se à Bale e desviou de cabeça para o fundo da baliza.

Este tento colocava os franceses na frente da eliminatória pelo golo marcado fora, o que obrigava os pupilos de Villas-Boas a procurarem o empate. O Tottenham passou a jogar mais no meio-campo do Lyon mas sem criar lances de verdadeiro perigo. Os jogadores da zona intermédia raramente meteram velocidade na construção de jogo, o que dava tempo para os franceses se organizarem na defesa.

O Lyon aproveitava para sair em contra-ataque, com Lisandro, Gomis e Lacazette a darem imenso trabalho à defensiva dos Spurs. Em dois contra-ataques, os franceses poderiam ter aumentado a vantagem antes do intervalo. Primeiro foi Lisandro a rematar para fora, na conclusão de boa jogada atacante. Depois foi Friedel a negar o golo a Lacazette.

Antes do intervalo o Tottenham poderia ter empatado mas Holtby viu o seu remate bater com estrondo no poste direito da baliza do guarda-redes Vercoutre.

No segundo tempo o Tottenham apresentou-se com outra disposição em campo. Bale desperdiçou uma soberana oportunidade aos 49 minutos, atirando para fora após bom cruzamento de Adebayor. O próprio Adebayor levou a bola à barra, num lance onde os Spurs pediram penalti sobre Lennon.

A resposta do Lyon chegou em dois contra-ataques que poderiam ter “matado” o jogo. No primeiro Friedel defendeu com os pés um remate feito já dentro da área por Grenier.  Mais tarde foi Lacazette a cair na área, depois de roubar a bola a Bale. O avançado francês não conseguiu fazer o golo, num lance onde Friedel já estava fora da baliza.

Sem inspiração para bater a defensiva do Lyon, o Tottenham apostou nos remates de fora da área, principalmente por Bale, para chegar ao empate. E foi num desses lances que chegou ao golo que garantiu a passagem à próxima fase.

Aos 89 minutos, Dembelé apareceu em zona frontal e sem oposição, atirou de pé esquerdo para o fundo da baliza, fazendo um grande golo. Um tento que garantiu o empate no jogo e permitiu aos Spurs a passagem aos oitavos de final da Liga Europa, onde vão defrontar os italianos do Inter Milão.