A Juventus reafirmou hoje a sua supremacia no contexto atual do futebol italiano, ao vencer na capital a AS Roma, por 1-0, na penúltima jornada da Liga, depois de já ter assegurado o tricampeonato.
Um golo do italo-argentino Pablo Osvaldo, lançado em campo aos 74 minutos, para substituir o espanhol Fernando Llorente, aos 90+4, deu a vitória à Juventus, que está à beira dos 100 pontos, com 99, mais 14 do que o segundo classificado, a AS Roma.
Entretanto, o AC Milan perdeu no último minuto no terreno do Atalanta, por 2-1, mas face ao empate (1-1) entre o Torino e o Parma, em Turim, ainda mantém algumas hipóteses de chegar ao sexto lugar, que dá acesso à pré-eliminatória da Liga Europa.
A acontecer o não apuramento do AC Milan para a Liga Europa, será a primeira vez que os milaneses, sete vezes campeões europeus, ficarão fora das competições europeias desde 1998/99.
O Livorno, o Catânia e o Bolonha vão ser despromovidos à segunda divisão italiana, a Serie B, na sequência da conjugação dos resultados desta 37.ª e penúltima jornada.
O Livorno perdeu em casa contra a Fiorentina (1-0, golo de Cuadrado aos 57 minutos), um resultado que confirma os homens de Florença na Liga Europa, mas representa a despromoção para a equipa toscana.
Num "duelo de aflitos", o Catânia - que jogou mais de uma hora só com 10 - foi ao terreno do Bolonha ganhar por 2-1. O Catânia marcou primeiro, por Monzon (57 minutos), o Bolonha empatou por Morleo aos 79, mas o ex-benfiquista Bergessio selou o triunfo aos 84 minutos.
No entanto, nenhuma das equipas se salvou, já que o Chievo ganhou fora ao Cagliari (0-1) e o Sassuolo (com Pedro Mendes na última meia hora) recebeu e bateu o Génova por 4-2.
A uma jornada do fim, o Livorno tem 25 pontos, enquanto Catânia e Bolonha têm 29, a inalcançáveis quatro pontos dos 33 do Chievo e a cinco dos 34 do Sassuolo.
O Livorno - que tem o mais modesto orçamento da primeira divisão italiana, com 25 milhões de euros - tem a defesa mais batida do campeonato italiano (74 golos) e nem os 15 golos marcados pelo brasileiro Paulinho evitaram a descida.
Já o Catânia, desce à série B um ano depois da sua melhor classificação de sempre, um oitavo lugar. O Bolonha - um histórico do futebol italiano com sete títulos na vitrina - desce à segunda divisão, onde não estava desde a época 2007/2008.
O Palermo já assegurou a subida à Serie A.
Nos lugares de topo, Torino e Parma jogaram pelo sexto lugar, o último a dar acesso à Liga Europa (terceira pré-eliminatória). O empate a 1-1 significa que os homens de Turim (com 56 pontos) têm de assegurar a Liga Europa, na 38.ª jornada, num embate contra o quarto classificado, a Fiorentina. Já a equipa de Parma recebe o já despromovido Livorno.