A Fiorentina, de Paulo Sousa, recuperou este domingo de dois golos e ainda chegou ao empate em casa frente ao Empoli (2-2), mas uma má primeira parte pode ter-lhe custado a liderança no campeonato italiano de futebol.

A formação de Florença evitou males maiores e lidera em igualdade com o Nápoles, que hoje venceu na visita ao Verona (2-0), mas mais logo pode perder o lugar, bastando que o Inter Milão vença na receção ao modesto Fronisone (18.º) nesta 13.ª jornada.

Paulo Sousa teve uma equipa apática e surpreendida na primeira parte, que se viu em desvantagem com golos de Livaja (18 minutos), ainda que ligeiramente adiantado, e Büchel (27), e só na segunda metade é que se mostrou.

O treinador português tinha deixado no banco o croata Nikola Kalinić, mas fê-lo entrar ao intervalo, para o lugar de Mario Suarez, e o avançado ‘bisou’ (55 e 61 minutos), chegando aos 13 golos na época.

Os instantes finais foram um ‘assalto’ à baliza de Skorupski, mas a turma de Florença acabou por ter mesmo que se contentar com o empate, num jogo em que o português Mário Rui foi titular no lado esquerdo da defesa do Empoli.

Com exceção do Nápoles e com o Inter Milão ainda por jogar, as equipas da frente não tiveram uma jornada agradável, depois do empate da Roma no sábado (em casa do Bolonha), e já hoje da derrota do Sassuolo em Génova (2-1).

Com Diogo Figueiras a titular – saiu aos 58 minutos – o jogo no Luigi Ferraris, em Génova, ficou também marcado pela expulsão direta de Perotti (Génova) e Berardi (Sassuolo) e pelo golo nos descontos que deu a vitória aos da casa.

O cronómetro já marcava os cinco minutos para além dos 90 quando Pavoletti fez o 2-1, e depois de o Sassuolo também ter igualado nos descontos, aos 90+3, por Acerbi, num final intenso.

Em outros jogos, destaque para o triunfo da Udinese frente à Sampdoria (1-0), num jogo em que Bruno Fernandes esteve no banco da equipa da casa, bem como Pedro Pereira nos visitantes.

Já a Lazio, que consentiu um empate em casa frente ao Palermo (1-1), perdeu a oportunidade de se aproximar dos lugares europeus e é ameaçada no oitavo lugar pelo Torino, que venceu na visita ao Atalanta (1-0).