Cabo Verde está fora dos play-off de acesso ao Mundial2014. Os Tubarões Azuis foram punidos com derrota, na sequência do protesto apresentado pela Tunísia, alegando utilização irregular de um jogador por parte de Cabo Verde, na vitória dos crioulos sobre os magrebinos por 2-0. A FIFA deu razão à Tunísia que assim soma 14 pontos, ganha o grupo B e vai aos play-off.

A decisão foi tomada ao início da tarde desta quinta-feira pelo Comité Disciplinar da FIFA, que sancionou a seleção de Cabo Verde com uma derrota, atribuindo os três pontos a Tunísia, que assim vai ao play-off de acesso ao Mundial.

Na base da decisão está a utilização irregular de Fernando Varela frente as Águias do Cartago que Cabo Verde venceu por 2-0.

O jogador viu um vermelho direto frente a Guiné Equatorial por conduta anti-desportiva, na derrota em Malabo por 4-3 e foi castigado com quatro jogos. Posteriormente, após protesto de Cabo Verde por utilização irregular de um jogador por parte dos guineenses, a FIFA deu razão aos cabo-verdianos, punindo os guineenses com derrota.

O jogador deveria cumprir quatro jogos de suspensão, mas apenas ficou de fora nos encontros com a Guiné Equatorial e Serra Leoa em casa. Frente a Tunísia, deveria cumprir o seu terceiro jogo de castigo.

A Federação Cabo-verdiana de Futebol foi declarada culpada por infringir o art.º 55, parte 1. Diz o regulamento que se um jogador que tenha estado inelegível, participar num jogo oficial, a sua equipa será sancionada com derrota e uma multa.

O art.º 18 do Código Disciplinar da FIFA, no seu ponto nr. 4, diz que a expulsão de um jogador dá direito a suspensão automática no jogo seguinte, mesmo que o jogo tenha sido declarado nulo posteriormente, como aconteceu com os encontros entre Cabo Verde e Guiné Equatorial.

Nesse sentido, Fernando Varela não deveria ter sido utilizado no encontro com a Tunísia.

A leitura da Federação Cabo-verdiana de Futebol é outra. O organismo que tutela o futebol cabo-verdiano entende que ao ser declarado nulo, o encontro com a Guiné Equatorial não poderia produzir efeitos e, como tal, os cartões mostrados nesse encontro deveriam ser considerados nulos.