Portugal empatou a uma bola com Israel, em jogo da penúltima jornada do Grupo F do apuramento europeu ao Mundial 2014. Ricardo Costa marcou para Portugal, Ben Basat empatou para Israel.

Na formação Portuguesa, Paulo Bento promoveu seis alterações, com destaque para as estreias absolutas de André Almeida e Josué.

Os novos não comprometeram

Ricardo Costa: jogou no lugar habitualmente ocupado por Bruno Alves e construiu com Pepe o primeiro da turma das quinas, emendando à boca da baliza um remate do central do Real Madrid. Não se deu pela falta do jogador do Fenerbahçe e Ricardo Costa até esteve uns "furos" acima de Pepe, mo

André Almeida: Combinou várias vezes bem com Nani no flanco direito, dando razão a Paulo Bento que o escolheu em vez de Cédric. "Desapareceu" do ataque na segunda parte. Mostrou ser uma boa alternativa a João Pereira.

Antunes: no ataque, esteve várias vezes sozinho no corredor esquerdo, uma vez que Ronaldo derivava para zonas interiores. Tentou alguns cruzamentos mas quase sempre contra a muralha defensiva israelita.

Josué: Estreou-se na seleção A de Portugal, rendendo Ruben Micael aos 70 minutos. Três minutos depois, isolou Nélson Oliveira mas o avançado do Rennes desperdiçou a oportunidade.

Patrício “estragou” o que Moutinho vinha construindo

Rui Patrício: Estava a ter uma noite calma até que resolveu "borrar a pintura", oferecendo o golo do empate a Ben Basat aos 85 minutos, numa bola em que se pedia mais segurança e concentração ao guarda-redes. Antes tinha negado o golo a Barda aos 52 minutos.

Pepe: Ofereceu o primeiro golo a Ricardo Costa, num lance pleno de oportunidade. Cometeu alguns deslises e foi batido nalgumas situações em lances de um para um pelos jogadores israelitas.

Miguel Veloso: Foi o primeiro construtor de jogo da formação de Paulo Bento. Com Portugal instalado no meio-campo de Israel, o médio do Dinamo Kiev poderia ter feito mais. Mostrou lentidão em alguns lances embora não tenha comprometido.

João Moutinho: Paulo Bento uma vez disse que Moutinho, mesmo quando joga mal, joga bem. E é verdade. O médio do Mónaco fez aquilo que sabe melhor: jogar simples, pressionar, ganhar bolas e distribuir para os homens da frente. Foi o verdadeiro pêndulo do meio-campo. Aos 78, fez uma jogada de grande nível e ofereceu o golo a Antunes que Aouate negou com grande defesa.

Ruben Micael: Nem sempre tomou as melhores decisões, perdeu muitas bolas no ataque. Defendeu melhor do que atacou. Deu lugar a Josúe aos 70. Num jogo onde já se esperava uma equipa israelita remetida no seu meio-campo, não se percebe como Paulo Bento não escolheu Danny para o meio-campo, ele que está a atravessar um grande momento de forma no Zenit.

Cristiano Ronaldo: Esteve sempre longe da zona de finalização e também dos corredores, preferindo antes a zona central à entrada da área. Tentou o golo nalgumas ocasiões em remates de longe mas sem sucesso. Teve bons pormenores técnicos e arrancadas que animaram o público em Alvalade.

Nani: Aos poucos vai recuperando a confiança e a forma que fizeram dele um dos melhores extremos do mundo. Contra Israel, usou e abusou da sua capacidade técnica mas nunca conseguiu desequilibrar. Podia ter jogado mais simples. Combinou bem com André Almeida na primeira parte.

Hugo Almeida: Teve um golo anulado aos 53 minutos por fora de jogo. Esteve quase sempre preso entre os centrais e raramente teve oportunidades para visar a baliza de Dudo Aouate. Foi substituído aos 70 minutos por Nélson Oliveira.

Nélson Oliveira: Entrou para o lugar de Hugo Almeida aos 70 e aos 73 teve hipótese de brilhar: isolado por Josué, tentou o "chapéu" quando tinha Ronaldo sozinho na área. Um lance semelhante ao que teve nos quartos-de-final da Liga dos Campeões 2011/2012 frente ao Chelsea, quando tentou rematar em vez de passar para Yannick Djaló que estava sozinho na zona de finalização.

Éder: rendeu Miguel Veloso aos 85’ mas foi muito tarde para mostrar o que quer que fosse, numa altura em que Portugal procurava a vitória a todo o custo. Mesmo assim ganhou um livre perigoso aos 88 que Ronaldo marcou, para grande defesa de Aouate.