“Fizemos uma boa entrada no jogo, como tínhamos planeado, pressionando o adversário e alcançando o golo. Depois, fizemos a administração possível da partida, sabendo que o Belenenses iria reagir e subir no terreno e nós iríamos actuar mais em contra-ataque”, disse.

“Se defensivamente estivemos bem, no desenvolver das acções ofensivas as coisas correram pior, com vários erros, o maior dos quais a perdida de Amuneke”, explicou Manuel Machado após o encontro, que foi adiado para hoje devido ao nevoeiro que na segunda-feira se abateu sobre o Estádio da Madeira, no Funchal.

O treinador acentuou que esta vitória mantém intactas as aspirações da equipa de alcançar nova qualificação europeia, num campeonato em que quatro ou cinco equipas ainda lutam pelo mesmo objectivo, e também que vem reforçar o “recomeço” de bons resultados.

António Conceição apresentou-se algo triste na conferência de imprensa, admitindo que “esta derrota vai complicar ainda mais as contas do Belenenses na luta pela fuga ao último lugar da classificação”.

“Não é fácil para os jogadores, após tanto tempo a verem-se no último lugar, terem o necessário discernimento e isso viu-se nas oportunidades de golo perdidas e no lance do golo do Nacional, que resultou de uma falha defensiva”, referiu.

Após o Nacional ter apontado o seu golo, “o Belenenses dominou por completo o jogo, pelo que a diferença no marcador é algo injusta”.