No desafio da 23ª jornada, o Rio Ave foi a melhor equipa em campo, mais criativa, perigosa e ambiciosa ante um Sporting que se apresentou em Vila de Conde em modo “fantasma”.

No primeiro tempo, a equipa da casa teve dois bons lances com os veteranos Braga e João Tomás a serem protagonistas, e que acabaram por ser os melhores jogadores em campo.

O único remate de perigo do Sporting surgiu a meio do primeiro tempo por intermédio de Valdés. Até ao final do jogo, a equipa orientada por José Couceiro não assustou mais a baliza do Rio Ave.

 Nota ainda para a substituição do guarda-redes do Rio Ave, Paulo Santos, que teve de ser substituído ao minuto 30 por Mário Felgueiras depois de um pisão de Hélder Postiga.

Perto do apito para o intervalo, João Tomás rematou, num livre directo,  para a baliza de Rui Patrício. O guarda-redes leonino não conseguiu agarrar à primeira mas Polga mostrou-se atento e despachou a bola antes que a equipa de Vila do Conde fosse completar o lance.

Ao intervalo, o Rio Ave levava 10 remates à baliza de Rui Patrício enquanto o Sporting apenas tinha desferido dois.

Só a meio do segundo tempo é que ambiente começou a aquecer dentro de campo, com o Rio Ave ainda melhor que os primeiros 45 minutos enquanto o Sporting continuava a demonstrar muita desconcentração nas transições.

Ao minuto 64, numa grande jogada construída pelos vila-condenses, Braga falhou quando se encontrava cara-a-cara com Rui Patrício, chutando rente ao poste. Nesse lance nota para o toque de calcanhar de Bruno Gama, sendo sem dúvida a melhor jogada de todo o encontro.

A formação orientada por Carlos Brito continuava a carregar sobre o Sporting, num encontro onde merecia somar a quinta vitória consecutiva. A equipa de Alvalade, só nos últimos minutos do desafio, é que decidiu "acordar" e assustar a equipa da casa.

Depois de uma série de oito jogos sem triunfar, apenas quebrada pela vitória da jornada anterior frente ao Beira-mar, Sporting volta a falhar a conquista dos três pontos. A equipa lisboeta permanece na  terceira posição uma vez que o Paços de Ferreira (quarto classificado) escorregou ontem ao perder em Aveiro.