A Académica, equipa da Liga de futebol, perdeu hoje com o Santa Clara, da Liga de Honra, por 2-0, no primeiro jogo do Troféu Pauleta, em Ponta Delgada.

Os primeiros 45 minutos tiveram pouco para contar. A Académica, de quem se esperava mais por estar a preparar-se para competir num escalão superior, realizou um futebol apático, sem velocidade e sem causar perigo junto da baliza do Santa Clara.

Por sua vez, a formação de Ponta Delgada não sentia dificuldades em defender e tentava lançar o contra-ataque, mas aqui também pecava por lhe faltar velocidade lateral.

A excepção aconteceu, ao minuto 37, quando Guilherme cruzou para Moreira cabecear de rompante, valendo a defesa de Ricardo junto ao poste esquerdo a evitar o golo.

A Académica ainda tentou responder, mas o melhor que conseguiu foi um remate prensado de Sissoko que saiu ao lado e o mesmo jogador, de livre direto, obrigou Brice a defesa atenta para canto.

No segundo tempo a Académica evidenciou falta de frescura física, o que permitiu ao Santa Clara criar as jogadas dos golos com base na velocidade dos seus avançados.

Aos 50 minutos, Platini ganhou posição a João Real e foi derrubado em falta pelo guarda-redes Ricardo, penalidade que Lourenço converteu no 1-0. Quatro minutos depois, um passe longo de Nelson permitiu a Pacheco ultrapassar os centrais adversários e fazer um golo fácil.