A Académica de Coimbra empatou, este sábado, com o Sporting a uma bola, em jogo da 22.ª jornada da I Liga Portuguesa de Futebol. Wilson Eduardo, na marcação de uma grande penalidade, deu vantagem a Académica, Wolfswinkel empatou o encontro.

Jesualdo Ferreira foi, mais uma vez, obrigado a recorrer a equipa B para formar o onze. Sem Rojo, castigado, o treinador dos “leões” colocou o jovem nigeriano Fokobo a fazer dupla de centrais com Tiago Ilori. Uma dupla “made in Academia”, que tinha ainda Cedric na direita e Joãozinho na esquerda da defensiva leonina. Alías o Sporting começou com quatro jogadores que eram da equipa B.

Num jogo lento e com pouca intensidade, a Académica apostava na velocidade dos seus homens da frente para chegar ao golo. Pedro Emanuel tinha os habituais Wilson Eduardo e Marinho nos flancos, mas escolheu Ogu para o centro do ataque, em detrimento de Edinho.

O meio-campo leonino pouco produzia. Dier era dos mais inconformados, ao contrário de Adrien que esteve muito apagado, ele que estava encarregue de fazer a ligação com os homens da frente, Bruma, Capel e Wolfswinkel.

Foi numa jogada rápida de ataque que os “estudantes” viriam a chegar ao golo. Marinho lançou Hélder Cabral na esquerda, Fokobo chegou tarde e derrubou o lateral da briosa dentro da área. Penalti que Wilson Eduardo não desperdiçou.

Este golo “mexeu” com o Sporting, principalmente com o jovem Fokobo, que cometeu muitos erros. O nervosismo era visível, tanto que Jesualdo resolveu deixa-los nos balneários e lançou Carillho para o seu lugar. Bruma também não voltou para a segunda parte, ele que teve uma exibição algo discreta.

Antes das equipas irem para o descanso, Rui Patrício brilhou, negando o golo à “briosa” em duas ocasiões, com defesas espetaculares. Primeiro num remate de Makelelé que desviou para canto, depois foi Ogu a pôr à prova o guarda-redes português.

Com o decorrer do jogo, a Académica foi perdendo fulgor no meio-campo e passou a apostar mais no contra-ataque, com jogo direto para Ogu, Wilson Eduardo e Marinho.

O Sporting, que continuava sem soluções no ataque, viria a empatar a partida, por intermédio de Wolfswinkel. O holandês respondeu a um cruzamento de Joãozinho e empatou o jogo em Coimbra, num desvio próximo da pequena área. Era o corolário de algum ascendente dos “leões” no segundo tempo, depois de a Académica ter estado melhor na primeira parte.

Até ao final do encontro, o Sporting tentou, a todo o custo, chegar à vitória mas nunca conseguiu bater o guarda-redes Ricardo. Primeiro foi Labyad, com uma “bomba” de fora da área que bateu com estrondo no poste direito da baliza da Académica. Mais tarde foi Carrillo a não chegar a um cruzamento de Wolfswinkel. E já nos descontos foi Dier a rematar de cabeça, após canto, mas a bola saiu ao lado.

Com este empate, o Sporting passa a somar 23 pontos e não aproveita as derrotas do Marítimo e do Estoril, na luta por um lugar que dê acesso à Liga Europa. A Académica ganha um ponto na luta pela manutenção.