FC Porto venceu, esta segunda-feira, o SC Braga por 3-1, em jogo de encerramento da 25.ª jornada da I Liga, disputado no Estádio do Dragão. Alan (22’) abriu o marcador e James (37’) fez o golo do empate ainda no primeiro tempo. Nos últimos quinze minutos, Kelvin entrou para o lugar de Lucho e teve tempo para bisar no encontro e ser a figura do desafio.
Para este desafio, Vítor Pereira não pôde contar com os castigados Izmaylov e Mangala. Neste sentido, o treinador portista decidiu apostar, uma vez mais, em Defour na frente dos azuis e brancos e Maicon para o eixo da defesa.
Do lado do SC Braga, José Peseiro apostou no central Nuno André Coelho, ele que esteve lesionado. Ruben Amorim também regressou aos convovados depois da lesão, mas este começou o desafio no banco de suplentes. 
FC Porto e SC Braga começavam esteve encontro sob pressão, por diferentes razões. Os Dragões precisavam de vencer para voltar a encurtar distância para o líder Benfica e os arsenalistas tinham de se juntar ao Paços de Ferreira, que estão na terceira posição.
O FC Porto começou o encontro a querer mandar e conseguiu. A equipa comandada por Vítor Pereira entrou a “mandar” no jogo mas foi o SC Braga que deixou o primeiro susto, tudo por um erro infantil de Otamendi, que acabou por entregar a bola a João Pedro, mas o avançado do SC Braga rematou ao alcance de Helton.
Os homens de Braga deixaram o primeiro aviso e, aos 22 minutos, Alan e Mossoró fizeram magia na área portista para depois o próprio extremo brasileiro brilhar com um excelente remate em arco, que deixou Helton pregado ao chão, abrindo o marcador no Estádio do Dragão.
Na resposta, Jacksom podia ter feito o empate mas este perdurou até ao minuto 37, altura em que James tirou um coelho da cartola e desferiu um potente remate fora da área, que só terminou porque a bola encontrou-se com as redes da baliza de Quim. 
Dois grandes golos no Dragão, mas os adeptos presentes nas bancadas queriam mais, até porque a equipa da casa atacava mais que o seu adversário, mas os lances acabavam sempre por se perder no meio de tanto entusiasmo dos homens da cidade Invicta.
Depois do intervalo, as duas equipas retomaram o encontro de forma mais controlada, com o FC Porto a ter mais iniciativa, mas sem conseguir criar situações perigosas perto da baliza de Quim.
Ao minuto 66, Otamendi, que foi um dos jogadores portistas que esteve em destaque pela negativa no primeiro tempo, podia ter colocado a sua equipa em vantagem, mas o cabeceamento do central argentino foi à barra. Minutos depois, foi a vez do lateral Alex Sandro enviar um potente remate à trave.
Nos últimos 15 minutos da partida, Kelvin, que tinha entrado para o lugar de Lucho, foi a peça que faltou no esquema portista, sendo o responsável pelos dois (grandes) golos que deram a vitória aos Dragões. Afinal, a solução estava mesmo no banco.
Com esta derrota, o SC Braga atrasa-se na conquista do terceiro lugar, ocupado pelo Paços de Ferreira, com mais três pontos, e o FC Porto repõe os quatro pontos de distância para o líder Benfica, quando faltam apenas cinco jornadas para o fim do campeonato nacional.
FC Porto e SC Braga voltam a medir forças no próximo sábado , na final da Taça da Liga, prova que nenhum destes dois emblemas conquistou, ainda.