A Câmara de Beja decidiu esta quarta-feira atribuir o nome do ex-futebolista português Eusébio da Silva Ferreira, considerado "o rei" do futebol, a uma rua da cidade, disse à agência Lusa o presidente do município.
Segundo João Rocha, a decisão de atribuir a uma rua da cidade o nome de Eusébio, «ilustre figura do futebol nacional e verdadeiro embaixador de Portugal», foi aprovada, por unanimidade, na reunião de hoje da Câmara de Beja.
A proposta foi apresentada pelos três vereadores da oposição PS e foi votada favoravelmente pelos quatro eleitos da maioria CDU.
Trata-se de uma «simbólica homenagem», que «representa o reconhecimento» de Eusébio enquanto «personalidade ímpar e incontornável da história do desporto português e mundial e ser humano», disse João Rocha, frisando que todos os amantes de futebol e os portugueses ficaram «mais pobres» com a morte do ex-futebolista.
Eusébio da Silva Ferreira, conhecido simplesmente como Eusébio e considerado um dos melhores futebolistas de sempre e o melhor do Benfica e de Portugal, morreu no domingo, em Lisboa, aos 71 anos, vítima de paragem cardiorrespiratória.
Ao longo da sua carreira, Eusébio, que nasceu a 25 de janeiro de 1942 em Lourenço Marques (atual Maputo), em Moçambique, ganhou a Bola de Ouro, em 1965, e conquistou duas Botas de Ouro (1967/68 e 1972/73).
No mundial de futebol de 1966, em Inglaterra, no qual Portugal terminou em 3.º lugar, Eusébio foi considerado o melhor jogador da competição e o melhor marcador, com nove golos.