É verdade que o Nacional da Madeira está ainda muito longe das prestações a que tem habituado os seus adeptos, mas a Choupana é sobejamente conhecida como um terreno de particular dificuldade para os "grandes". Mesmo assim, o Sporting conseguiu, ainda que de forma tangencial, conquistar três pontos suados.

Uma peça fulcral para o triunfo dos "leões" foi Islam Slimani. O avançado argelino não marcou, mas esteve sempre envolvido no processo ofensivo do Sporting. Correu e lutou, mesmo sangrando copiosamente da cara durante boa parte do jogo. Andou perto do golo em diversas ocasiões do primeiro tempo e foi decisivo no lance do único tento do jogo. O nome de Carlos Mané ficou registado como decisivo para a vitória, mas o grande mérito no lance vai mesmo para o argelino.

O primeiro tempo foi, como viriam a admitir os dois treinadores, intenso mas nem sempre bem disputado. As duas equipas registaram alguns erros, permitindo contra-golpes ao adversário. Do lado do Sporting, falhas defensivas permitiram a Rondón ficar muito próximo do golo no primeiro tempo. No lance dos 31 minutos de jogo, em particular, o avançado teve demasiado espaço e só não bateu Rui Patrício…porque não calhou.

Ainda assim, foi o Sporting que dispôs das melhores ocasiões do primeiro tempo. João Mário, Slimani e Carlos Mané tiveram oportunidades soberanas para inaugurar o marcador, mas falharam no momento decisivo e levaram o jogo para o intervalo a zero.

O único golo do jogo chegou aos 51 minutos, com o Nacional a sair penalizado de um lance de bola parada. Não parece haver, no entanto, qualquer falha de marcação relevante. O que houve foi um voo notável de Slimani a obrigar Gottardi a defesa apertada, com Carlos Mané a encostar de forma simples e eficaz.

Chegado o primeiro golo, o Sporting acelerou em busca do segundo, não permitindo ocasiões aos homens de Manuel Machado. Carrillo, aos 61', e Adrien, aos 73', podiam mesmo ter ampliado a vantagem, mas Gottardi esteve bem em ambos os lances.

A partida acabou por ficar marcada pela decisão de Duarte Gomes, que expulsou de forma justificada Adrien Silva aos 77 minutos, com acumulação de cartões amarelos. Os "leões" ficaram reduzidos a dez unidades, mas souberam organizar-se no espaço para segurar a vantagem mínima.

A última decisão do árbitro na partida, no entanto, foi criticada pelo técnico Manuel Machado. Isto porque Duarte Gomes apitou para o final do jogo sem permitir que o Nacional, em busca do empate, cobrasse um pontapé de canto.

Já Marco Silva, também no rescaldo da partida, defendeu a justiça do resultado e elogiou a equipa por uma vitória "justíssima". Pelo meio, aproveitou para lançar um recado a Bruno de Carvalho: em resposta às recentes declarações do presidente leonino, Marco Silva referiu preferir "criticar ou elogiar cara a cara". O técnico não quis condenar diretamente a estratégia de comunicação do presidente do clube leonino, mas ficou a mensagem.

Com o triunfo na Madeira, o Sporting subiu provisoriamente ao quarto lugar da tabela, ficando agora à espera do resultado do Sporting de Braga diante do Paços de Ferreira para saber se consegue manter esse quarto posto durante a quadra natalícia.