Há pouco mais de cinco meses, Marco Silva e Julen Lopetegui defrontavam-se pela primeira vez. Ambos davam ainda os primeiros passos enquanto treinadores de clubes grandes em Portugal e procuravam a estratégia ideal para tirar o melhor partido dos respetivos plantéis.

Ambas as equipas chegaram invictas ao Estádio de Alvalade e assim continuaram, já que nenhuma conseguiu os tão desejados três pontos num dos grandes "clássicos" do futebol português. Pertenceu à equipa da casa, no entanto, a maior iniciativa em termos de ataque. Numa altura em que o FC Porto ainda se tentava colocar da melhor forma em campo, os "leões" entraram de rompante e abriram o marcador logo aos dois minutos da partida. Foi Jonathan Silva o autor, ele que irá certamente repetir a titularidade no Dragão.

Atarantado com o golo madrugador, o "dragão" tentou reagir, mas tudo custava a sair. A desinspiração técnica era total e Julen Lopetegui dava ares de desespero. Uma espécie de salvação chegaria no arranque do segundo tempo, mais por infelicidade "verde-e-branca" do que por inspiração portista. Naby Sarr, aos 56 minutos, voltou a dar ares de intranquilidade e encostou para a própria baliza.

Face ao que se vira em campo, o 1-1 parecia ser mais satisfatório para os "dragões" do que para os anfitriões, mas Julen Lopetegui demonstrou-se insatisfeito no final da partida. Reclamou um penálti que, segundo o espanhol, terá ficado por assinalar, insistindo que o FC Porto teve "tudo para conseguir a vitória". O seu adversário, Marco Silva, não se coibiu de reagir: "Só espero que quem mais fala não seja beneficiado".

Agora o palco será outro. O Estádio do Dragão está pronto para receber um dos mais mediáticos jogos no campeonato português, numa altura em que ambas as equipas precisam de vencer para manter vivos os respetivos objetivos. No caso do FC Porto, e pensando de forma mais imediata, o objetivo passa por continuar na perseguição ao líder Benfica, de forma a justificar o investimento num plantel forte antes do arranque da temporada. Já o Sporting tenta aproximar-se dos "dragões" na pontuação. Em caso de vitória por terras nortenhas, os "leões" ficarão a dois pontos dos "azuis-e-brancos".

Veja aqui o resumo do clássico da primeira volta.