Tudo começou com o encontro da Supertaça Cândido de Oliveira, mais propriamente horas antes do desafio entre o Benfica e o Sporting, que terminou com o triunfo leonina no Algarve.

Mesmo depois de ter deixado o Benfica, Jorge Jesus, agora treinador do Sporting, terá enviado mensagens a Eliseu, Talisca e Jonas.

"Joguem com dois ou três médios, vão perder" ou "Se o Talisca jogar atrás do ponta de lança já perderam o jogo" terão sido alguns dos conselhos enviados aos referidos jogadores do Benfica. A notícia foi avançada pela Correio da Manhã.

A direção do Benfica terá conversado com Talisca que ainda manterá uma relação próxima com o treinador. O brasileiro de 21 anos revelou numa conversa telefónica que o técnico lhe teria relembrado que foi ele que o tinha ido buscar ao Bahia na época passada e estaria "atento à sua evolução".

Os ditos sms terão sido a pólvora que terá incendiado a reação de Jonas após o jogo com o Sporting. O jogador pediu que Jorge Jesus "respeitasse os jogadores do Benfica". Também Eliseu terá tentado confrontar Jorge Jesus, mas foi impedido por um diretor do Benfica.

Contactado pelo CM, uma fonte dos "leões" negou que Jorge Jesus tivesse enviado os ditos SMS, e disse mais, acrescentando que "a comunicação do Benfica em vez de aceitar a superioridade do Sporting tenta justificar o injustificável".

Na passada quinta-feira, na antevisão do encontro com o Tondela, Jorge Jesus recusou tecer qualquer comentário sobre a notícia: "Estou aqui para falar do jogo do Tondela. Esse jogo vai ficar na história do Sporting, foi um título que conquistámos. Já faz parte do passado e só vai contar por ser mais um titulo para mim e para o Sporting”.

Perante a insistência da imprensa sobre este tema, o treinador leonino chegou mesmo a ameaçar abandonar a sala de imprensa.

"Já respondi ao seu colega. Se quiserem falar do jogo com o Tondela, falamos. O jogo que vocês estão a falar já acabou. O Sporting ganhou a Supertaça. Se me perguntarem mais alguma pergunta desse jogo vou-me embora. O resto já não conta nada para mim”.

Contudo, após o encontro com o Tondela, Jesus levantou um pouco o véu sobre o assunto: “Essas mensagens não existem, se existem mostrem-nas! Eu posso mostrar algumas mensagens de jogadores do Benfica", referiu, explicando mais tarde: "Mensagens de amizade, que não têm nada a ver com o jogo. Foram seis anos que trabalhámos juntos. Mas foram enviadas antes, não depois do jogo. Depois do jogo os jogadores do Benfica queriam era descansar".

Jorge Jesus disse que esse tema só serviu para branquear a boa vitória do Sporting na Supertaça e o mau início do Benfica.

“É uma forma de poder mascarar a brilhante vitória que o Sporting teve na Supertaça, e de tentar branquear um começo de época não muito bom do Benfica, mas os adeptos do Benfica não são parvos”.

Perante a resposta do técnico dos Leões, o Benfica ficou em alerta com a alegada troca de informações entre Jorge Jesus e alguns jogadores encarnados que mantêm ainda uma relação próxima com Jesus.

Antes da chegada do processo por parte do Benfica, o Sporting decidiu utilizar o polémico tema das SMS para promover a venda de bilhetes para o duelo com o CSKA, referente ao 'play-off' da 'Champions'.

"SMS enviada pelo Mister JJ. Com bilhetes desde 15€, é só carregar em 'enviar'", escreveu o clube de Alvalade nas redes sociais, juntamente com a imagem do pedido de apoio de Jesus a um adepto sportinguista via SMS: "Leão, se jogarmos com o teu apoio estaremos mais perto de avançar na Liga dos Campeões. Conto contigo em Alvalade?"

E chegamos, por fim, ao processo que o Benfica instaurou sobre Jorge Jesus, exigindo 7,5 milhões de euros de indemnização. Os "encarnados" confirmaram que o último mês de salário de Jesus não foi entregue por entender que o treinador não estava sob contrato.

"Seria estranho o Benfica pagar um mês em que um seu funcionário não apenas não trabalhou mas, pior, trabalhou para outra entidade. Mas não é apenas isto que está em causa, a verdade é que, perante um contrato válido, houve uma das partes que o denunciou de forma unilateral e sem justa causa, portanto o Benfica vai agir na defesa dos seus interesses pela via que dispõe, que é a via judicial", disse João Gabriel, diretor de comunicação do Benfica, à edição online do Expresso.

João Gabriel foi mais longe e referiu que "Jesus é um deslumbrado que acha que o mundo gira todo à volta dele”.

"Não é por ter ganho três títulos de campeão nacional e por poder continuar a ganhar fora daqui que deixa de ser um deslumbrado que acha que o mundo gira todo à volta dele, que entende que é melhor que Mourinho mas nunca conseguiu nada de relevante na Champions, que vê os seus jogadores e adjuntos como peças descartáveis, que acha que todos têm a aprender com ele, mas ele não tem nada a aprender de ninguém", disse João Gabriel, sublinhando que o técnico já era assim no Benfica. "Quando estamos casados com alguém temos de aceitar e calar os defeitos e as faltas de caráter. Mas esse dever termina quando o casamento chega ao fim", explicou, confirmando que Jesus enviou mensagens escritas aos antigos jogadores:

Na conferência de imprensa de passada segunda-feira, na antevisão do encontro do Sporting com o CSKA Moscovo para a Liga dos Campeões, Jorge Jesus recusou falar sobre o processo, mas o o técnico dos "leões" disse saber quais são as intenções do Benfica.

"A minha concentração só tem um foco e é o jogo de amanhã. Já tenho muitos anos de futebol e sei perfeitamente qual é a intenção do Benfica. Nós estamos concentrados e com a noção que vamos ter um jogo muito difícil e que é muito mais importante do que isso", disse Jesus à RTP.

Por fim, o advogado do treinador leonino, Luís Miguel Henrique, garantiu que Jorge Jesus não cometeu qualquer irregularidade na saída do Benfica e que o técnico está de “consciência tranquila”, apenas focado no trabalho.

“Jorge Jesus está de consciência tranquila, pois não só no Benfica, mas em todos os clubes que representou, sempre cumpriu escrupulosamente, e da maneira mais leal, com todos os contratos que assinou. Está tranquilo, seguro e com a razão legal do seu lado”, disse à Lusa o representante do técnico.

A história pode parecer longa, mas acreditem que ainda vai no início!