Começar a sofrer e a sofrer terminar. Em poucas palavras, foi assim que o Benfica acabou por conquistar o triunfo sobre o Vitória de Setúbal, por 2-1, e recuperar a liderança da Liga, que havia passado para o Sporting em Moreira de Cónegos. Os encarnados entraram a perder, deram a volta e quase deixaram escapar o triunfo e o primeiro lugar nos descontos.

O golo de André Claro no primeiro minuto foi o aviso mais duro que os encarnados podiam ter numa partida onde estavam obrigados a vencer. O avançado sadino aproveitou com grande eficácia e finalizou de primeira perante um desamparado Ederson. À apatia inicial seguiu-se então meia hora de enorme fulgor e qualidade, coroada com dois golos, por Jonas (19’) e Jardel (24’), e uma mão cheia de ocasiões de golo falhadas.

No entanto, a segunda parte trouxe à tona a pior face do Benfica: desconcentrado, desinspirado e com algumas unidades a denunciarem fadiga. Todos esses ingredientes deram alento ao V. Setúbal ao longo do segundo tempo, com Ederson a revelar-se providencial nos descontos quando Arnold seguia isolado para a baliza. O jovem guardião brasileiro segurou o 2-1 e a liderança dos encarnados.

O MOMENTO:
91: Pizzi faz um mau passe para as costas da sua própria defesa e acaba por isolar Arnold. O avançado sadino corre na direção de Ederson, mas o guardião consegue cortar a jogada com os pés e evitar o golo do empate em cima do apito final. Seria o adeus à liderança isolada do Benfica neste campeonato.

OS MELHORES:
Gaitán: Foi o primeiro a sair do jogo, logo aos 61 minutos, mas o seu tempo em campo foi bem aplicado, ao assinar as assistências para os dois golos do Benfica. No entanto, não se esgotou nesse papel de assistente, pois foi muito pelos seus pés (e inteligência) que o jogo do Benfica passou e sempre ao melhor nível. Só a condição física do argentino continua a ser deficitária…

André Claro: Marcar um golo logo no primeiro minuto é o sonho de qualquer avançado, ainda mais se for em casa do campeão nacional. Foi esse o cartão de visita do avançado do V. Setúbal, mas que se expressou em várias outras iniciativas de qualidade e sempre com perigo para a baliza de Ederson. Uma bela exibição do goleador da equipa de Quim Machado.

OS PIORES:
Nelson Semedo: O jovem lateral regressou ao onze para o lugar habitualmente ocupado por André Almeida e ficou muito aquém do nível que já exibiu esta época. Trapalhão, complicativo e ainda ficou a ver André Claro rematar à vontade para o golo sadino. Uma ‘noite não’.
Pizzi: Quase entregou o empate ao V. Setúbal com um erro nos descontos, mas o mal não esteve apenas aí. Se na primeira parte até esteve a um nível interessante, acabou por desperdiçar com um chapéu a oportunidade de fazer o 3-1. Depois, raramente conseguiu combinar e colecionou jogadas mal decididas que levaram as bancadas da Luz ao desespero.

CURIOSIDADES:
- Foi a oitava vitória consecutiva dos encarnados na Liga, que igualaram assim a sua melhor série na competição. Alargando o calendário, são já 16 triunfos nas últimas 17 jornadas.
- Benfica atingiu os 76 pontos e os 80 golos à 30ª jornada, superando os registos das duas anteriores temporadas em que se sagrou campeão.
- O V. Setúbal prossegue o seu calvário nesta 2ª volta, ao somar 11 jogos sem ganhar e seis desaires nos derradeiros sete desafios.

REAÇÕES:
Quim Machado: "Podíamos ter levado um ponto"
Rui Vitória: "Foi uma vitória difícil mas justa"
Jardel elogia recuperação, Paulo Tavares queria pontuar