O FC Porto terminou o estágio na Alemanha com um empate a um golo com o Bayer Leverkusen. A equipa de Nuno Espírito Santo entrou melhor, mas foi dominada pela formação germânica. Este foi o último jogo em solo alemão antes da equipa lusa regressar a Portugal. André Silva ainda colocou os ‘dragões’ na frente, mas a equipa germânica chegou ao empate já no segundo tempo.

Com apenas um reforço no onze inicial contra o terceiro classificado da liga alemã, Nuno Espírito Santo voltou a apostar em Felipe para fazer dupla com Ivan Marcano. Perante um estádio bem composto de adeptos de ambas equipas, os 'dragões' apresentaram-se com a dupla de centrais que tinha sido utilizada na derrota por 3-0 frente ao PSV.

A ‘surpresa’ do técnico português saiu do meio-campo. Nuno Espírito Santo apostou em Bueno no meio campo como o médio mais ofensivo com André André e Herrera no apoio. Na frente Jesus Corona ficou pelo lado direito enquanto que Otávio ficou pela esquerda a servir André Silva.

O FC Porto marcou cedo depois de uma desantenção da defesa germânica. Otávio roubou a bola ao lateral direito e colocou no centro da área. No um para um contra o guarda-redes, André Silva não vacilou e marcou mais um golo na pré-temporada.

A vencer, os ‘dragões’ recuaram as linhas e deram o domínio do jogo aos germânicos. A apostar no contra ataque e na irreverência de Corona, os azuis e brancos viram o Bayern Leverkusen ficar perto do golo por duas vezes. Chicharito aos 18 chegou atrasado ao cruzamento e aos 23 minutos, Casillas negou o golo a Hillbert depois de um erro de Felipe.

Na segunda parte, Nuno Espírito Santo trocou quase toda a equipa e deixou a dupla de centrais em jogo. Com Adrián López em campo do lado da equipa azul e branca foram os germânicos que estiveram perto do golo. De longe, Bellarabi esteve perto do golo, mas José Sá estava atento.

O domínio germânico na segunda parte acabou por dar em golo quando, após uma tabela com Volland dentro da área portista, Chicarito marcou o tento empate. Felipe e Varela foram ambos à mesma bola o que acabou por deixar espaço para o internacional mexicano.

Com o meio-campo renovado por João Carlos Teixeira, Rúben Neves e Evandro, o FC Porto não conseguiu afastar a pressão germânica. Com Brahimi e Adrián López muito apagados, o jogo não se mostrava fácil para os ‘dragões’ já com Aboubakar em campo.

O avançado camaronês acabou por ser o único jogador do FC Porto a rematar à baliza na segunda parte. A cinco minutos do fim, a tentativa fraca do avançado foi o único momento ofensivo de um jogo em que se viram muitas pernas cansadas.

O jogo com o Bayern Leverkusen marca o fim do estágio de pré-época do FC Porto na Alemanha. A preparação para a próxima temporada vai continuar mas em solo português.