Depois de dois resultados negativos frente ao Chaves - empate para o campeonato e eliminação da Taça de Portugal - o Sporting procurava reencontrar-se com os triunfos. O obstáculo era de grau de dificuldade elevado: O Marítimo já tinha imposto esta temporada a primeira derrota no campeonato ao Benfica e tentaria uma vez mais 'ferir' um dos candidatos ao título, que imerso na instabilidade e crise de resultados procurava dar um pontapé nas 'malapatas' recentes.

Jesus surpreendeu no onze lançando Palhinha para o lugar de William. O jovem médio estreava-se assim em jogos oficiais pela equipa principal verde e branca. O Sporting queria entrar com o pé direito na segunda volta e dar assim uma chapada de luva branca aos insucessos: Deu-se mal. A eficácia maritimista em lances de bola parada traiu o leão. Sem se poderem dar ao luxo de perderem mais pontos, os homens de Jorge Jesus reagiram com garra de terem estado por duas vezes em desvantagem no marcador, mas no fim, o esforço foi insuficiente para trazer na bagagem três pontos para Alvalade. Resultado: O Sporting está cada vez mais longe do primeiro lugar e mesmo os lugares que dão acesso à Champions estão em perigo.

Momento do jogo: Bem sabemos que os momentos a analisar no futebol devem ser as fintas, os recortes técnicos dos craques, contudo, o golo anulado a Alan Ruiz poderia ter sido decisivo para o Sporting somar três pontos. Depois de combinar com Dost, o dianteiro passou pelo guarda-redes e atirou para o golo. O lance foi anulado, e mal, pela equipa de arbitragem liderada por João Pinheiro.

Altos

Bas Dost: O dianteiro está a pagar e com juros o dinheiro que o Sporting investiu na sua contratação. Hoje marcou mais um golo. O seu 14º na Liga.

Gelson Martins: Um das suas maiores qualidades é nunca deixar de dar a cara à luta. Coragem e técnica não lhe faltam para partir para cima dos adversários com uma ginga que é só sua. Fez o golo do empate dos leões.

Dyego Sousa: Apesar de ter ficado em branco, o evoluído atacante do Marítimo trocou as voltas à defesa do Sporting e podia ter feito o golo num remate à trave.

Raul Silva: O central deu muito boa conta de si. Para além do golo apontado foi um pilar essencial para os insulares manterem o empate até final, com o tudo por tudo, do Sporting.

Baixos

Rui Patrício: Regressou algo 'preso' após a lesão que o manteve afastado de algumas partidas dos leões. Podia ter feito melhor nos dois golos da equipa maritimista.

Bryan Ruiz: Infelizmente o costariquenho voltou a ter exibição cinzenta. Sem pulmão e com pouca influência acabou substituído durante a segunda parte.

Reações

Daniel Ramos: "Empate sabe um bocadinho a pouco"

Paulo Oliveira: "Não vamos atirar a toalha ao chão"

Jesus: "Fizemos o 3-2 legal"

Curiosidades

- O Sporting tem o pior registo ofensivo e defensivo do Sporting à 18ª jornada da Liga desde a época 2012/13.

- O Sporting aumentou para 14 os pontos perdidos nos confrontos fora de casa em 9 jornadas e conquistou apenas 9 pontos.

- Quatro épocas volvidas, o Sporting voltou a ceder pontos nos Barreiros.