Primeira Liga

03-04-2017 12:04

A reviravolta do Sporting ou o Clássico. Eis alguns factos da 27ª jornada da Liga

Depois de mais uma jornada do campeonato nacional, reveja alguns dos acontecimentos nos jogos do fim de semana.
Benfica contra FC Porto
Foto: Lusa

Jonas e Casillas foram dois dos destaques do Benfica-FC porto

Por SAPO Desporto sapodesporto@sapo.pt

A vitória em dois minutos do Sporting, o empate a um golo no Clássico ou o empate do Braga, depois de estar a vencer por 3-0. Muitos foram os destaques do que se passou este fim de semana, apontados pelo playmakerstats, do site zerozero.pt.

Recorde alguns dos factos deste fim de semana:

Benfica-FC Porto

- Jonas estreou-se a marcar em clássicos. Precisou de 9 jogos para conseguir chegar ao golo (aos sete minutos de grande penalidade)

- Jonas concretizou a grande penalidade mais rápida (7 minutos) num clássico entre Benfica e FC Porto, num total de 236 jogos disputados entre as duas equipas.

- Nuno Espírito Santo continua sem vencer o Benfica, depois de 6 derrotas consecutivas:
FC Porto (2E)
Rio Ave (6D)

- Últimos 10 jogos entre Benfica e FC Porto na Luz (Liga):
2 Vitórias do Benfica
4 Empates
4 Vitórias do FC Porto

- Nos últimos 30 dias Benfica e FC Porto apenas venceram 2 dos 5 jogos disputados:
SLB VDVEE (2J s/vencer)
FCP VVDEE (3J s/vencer)

- FC Porto não tinha tantos empates (7) à 27.ª jornada desde a época 2004/05 quando os dragões eram treinados por José Couceiro, em que tinham nove empates.

- Há 8 épocas que não acontecia um resultado idêntico no jogo da 1.ª e 2.ª volta entre Benfica e FC Porto (2008/09 1-1; 2016/17 1-1)

- Maxi Pereira estreia-se a marcar frente ao Benfica (4 jogos); o defesa já tinha marcado em clássicos frente ao FC Porto, em 2012, pelo Benfica, na vitória por 3-2, nas meias-finais da Taça da Liga.

Arouca-Sporting

- Foi a 4.ª vitória do Sporting esta época com reviravolta no marcador:
Arouca [F 1-2]
Moreirense [F 2-3]
Praiense [C 5-1]
FC Porto [C 2-1]

- O Sporting ganhou pontos a Benfica e FC porto em duas jornadas. No total, os 'leões' recuperaram quatro pontos para os seus rivais.

- Sebastián Coates chega aos 50 jogos com a camisola do Sporting e igualou o peruano Juan Seminário

- Bruno César marcou o 5º golo esta temporaa. É a época mais goleadora do extremo brasileiro desde 2011/2012, quando marcou 13 golos pelo Benfica.

- Bruno César ofereceu pela primeira vez os três pontos ao Sporting. É a segunda vez que o jogador brasileiro o consegue fazer na Liga. Em 2011/2012, Bruno César completou a reviravolta na vitória do Benfica sobre o Paços de Ferreira por 2-1. É a 2.ª vez na Liga, em 2011/12, fez a reviravolta em Paços pelo Benfica (1-2)

Braga-Marítimo

- O SC Braga nunca tinha deixado de vencer um jogo em que esteve a vencer por 3 golos na Primeira Liga. Foi a primeira vez também que o Marítimo pontuou após estar a perder por 3-0

Conteúdo publicado por Sportinforma