Na disputa pela primeira posição, a equipa de Aveiro levou a melhor e conseguiu segurar-se no topo, aumentando para quatro pontos o avanço sobre a formação de Litos, terceira colocada, em igualdade pontual com o Santa Clara, segundo, que recebe domingo do Penafiel.

Num encontro bastante disputado, mas sem muitas oportunidades flagrantes de golo, foram os algarvios que deram o primeiro sinal de perigo, aos 16 minutos, num remate de Ivanildo, que obrigou o guardião “auri-negro” a defender com o pé.

Os aveirenses, a jogar em casa, responderam ao minuto 20, por intermédio de Élio, que não correspondeu da melhor forma ao trabalho no flanco direito do central Kanu.

O golo da formação liderada por Leonardo Jardim não tardou, já que Artur, aos 25 minutos, a passe de Élio, inaugurou o marcador com um remate certeiro para o fundo da baliza defendida pelo brasileiro Alê.

No segundo tempo, o treinador dos visitantes deu uma toada de ataque à sua equipa, com a entrada de Yero, mas foi o Beira-Mar que desperdiçou as melhores oportunidades de golo.

Aos 56 minutos, a passe milimétrico de Yartey, Rui Varela, isolado, não foi capaz de ultrapassar o guardião dos algarvios e, oito minutos depois, o avançado aveirense colocou mesmo a bola na baliza, mas em fora-de-jogo.

Na resposta, aos 78 minutos, o Portimonense esteve próximo de empatar, por Diogo, que respondeu com perigo a um cruzamento de Pedro Moita.

Mas, já nos descontos (90+2 minutos), o Beira-Mar ampliou a vantagem por Mário Rondon, o reforço de Inverno, proveniente do Paços de Ferreira, que se estreou a marcar com a camisola “auri-negra”.