À terceira jornada, o Vitória de Guimarães B alcançou o primeiro triunfo na II Liga de futebol, ao bater hoje em casa o Atlético por 2-0, com golos de Siaka Bamba e Josué na segunda parte.

Na Póvoa de Varzim, a equipa vimaranense dominou durante grande parte do jogo e funcionou melhor colectivamente, especialmente na solidariedade revelada quando a equipa tinha de defender. O Atlético dependeu muito da iniciativa de alguns jogadores e, apenas em breves períodos, construiu boas jogadas e criou perigo.

O primeiro momento do jogo digno de registo coincidiu com a oportunidade mais flagrante para o Vitória B. Na sequência de um livre cobrado por Kaká, Leão defendeu para a frente e, com a baliza à mercê, Tiago Almeida rematou fraco para as mãos do guarda-redes do Atlético.

Após a saída forçada de Amorim, devido a uma lesão num joelho, o Vitória, conduzido por Tiago Rodrigues, no centro, e Índio, na esquerda, instalou-se no meio campo do Atlético até à meia hora de jogo, embora sem criar lances claros de golo. Um remate de Tomané para defesa incompleta de Leão foi o lance mais perigoso.

Até ao final da primeira parte, foi o Atlético quem teve sinal mais. Depois de um remate ligeiramente ao lado de Lito (26), Delac esteve quase a sofrer um "chapéu" após pontapear a bola contra Rui Varela (40) e Quinaz quase fez golo, num livre superiormente cobrado, já em tempo de compensação.

O jogo tornou-se mais partido na segunda metade e foi a equipa da casa que mais partido tirou da mudança no jogo, colocando-se em vantagem aos 56 minutos, quando Tomané, após chegar à linha de fundo, fez um passe atrasado para o remate certeiro de Siaka Bamba.

Apesar de se ter lançado em busca do empate, a equipa de Alcântara não encontrou soluções para alvejar as redes à guarda de Delac, nem mesmo com entrada de Hernâni, apesar de ter dinamizado o ataque.

Com a passagem dos minutos, a equipa de Guimarães sentia-se cada vez mais segura e acabou por chegar ao segundo golo. Tiago Rodrigues cobrou um pontapé de canto, no lado esquerdo, e Josué, sozinho na pequena área, finalizou de cabeça, aos 72 minutos.

O Atlético ainda teve dois lances passíveis de golo, já em cima dos 90 minutos, para reduzir a desvantagem. Primeiro, foi Ivan que, isolado, falhou o cabeceamento, atirando por cima e depois, no último lance do jogo, Mauro Antunes atirou ao poste de fora da área.