Ainda que à condição (o Benfica recebe hoje o Nacional hoje), a equipa de Vila do Conde lidera o grupo C da Taça da Liga, alcançando o que o treinador do Vitória de Guimarães desejava: entrar a ganhar nesta fase de grupos.

Foi a desforra dos vila-condenses da derrota de há 15 dias para o campeonato, também em Guimarães, por 1-0.

Tal como então, só num lance de bola parada (na altura um livre directo de Andrezinho) o Vitória de Guimarães conseguiu marcar, desta vez na sequência de um canto - golo de Moreno, de cabeça, aos 30 minutos.

O Rio Ave, porém, foi a melhor equipa em campo durante a maior parte do tempo, voltando a dispor de mais e melhores ocasiões de golo durante toda a partida.

A equipa de Vila do Conde deu a volta no marcador em apenas quatro minutos da segunda parte, com golos de Wesllem (73) e João Tomás (77), este na transformação de uma grande penalidade cuja falta deixou muitas dúvidas.

Carlos Brito até teve que mexer na equipa muito cedo (12), retirando o experiente central Gaspar, inferiorizado fisicamente, e fazendo entrar Ricardo Chaves, recuando André Vilas Boas para o eixo da defesa.

Mas um minuto depois de ter entrado, Ricardo Chaves rematou com perigo tendo a bola passado muito perto da trave e, logo a seguir (14), João Tomás rematou cruzado, mas de ângulo apertado, para boa defesa do guardião vitoriano.

O Vitória só respondeu aos 23 minutos, através de um livre directo de Desmarets que obrigou a uma intervenção atenta de Mora e, sem que o justificasse, chegou à vantagem aos 30 minutos: canto de Milhazes da direita e cabeçada de Moreno ao segundo poste para o fundo das redes.

Aos 44 minutos, Mora redimiu-se com uma excelente defesa a um livre directo de Milhazes mas, ainda antes do intervalo (45+1), o Rio Ave podia ter empatado a partida.

Isolado na grande área vimaranense, e aproveitando a saída tardia de Serginho, João Tomás tocou para o fundo da baliza, no entanto, Gustavo Lazzaretti, quase em cima da linha de golo, impediu que a bola entrasse e anulou ainda a tentativa de Bruno Gama de marcar.

No reatamento (57), o Vitória teve a melhor oportunidade para "matar" o jogo: na área e de posição frontal, Desmarets rematou no sentido da baliza, mas a bola "encontrou" André Vilas Boas pelo meio.

Aos 62 minutos, o Rio Ave podia ter chegado ao empate, mas Tarantini, sem oposição após livre de Bruno Gama, cabeceou ao lado.

Os visitantes, contudo, marcariam mesmo aos 73 minutos, por Wesllem, que tinha entrado poucos minutos antes, que desviou de primeira um livre de Magno, repondo a igualdade e a justiça no marcador.

Aos 76 minutos, João Ferreira assinalou grande penalidade a favor do Rio Ave por alegada falta de Custódio sobre João Tomás e, na transformação, o avançado internacional português não perdoou.

No último minuto o Vitória podia ter empatado mas o remate de Roberto, após excelente trabalho de Targino, foi prensado para canto pela defesa do Rio Ave.