Em jogo disputado no Estádio Padre Sá Pereira, em Esposende, o Arouca entrou melhor, com Edu Sousa a enviar uma bola à trave da baliza defendida por Costinha, logo aos 4 minutos, tendo a equipa da casa aliviado pela linha de cabeceira.

Na cobrança do pontapé de canto, Hélder Sousa centrou para a área, onde encontrou completamente livre de marcação o central Fernando, que teve de se baixar para, de cabeça, marcar o primeiro golo da partida.

Sempre sob a batuta do cabo-verdiano Babanco, que hoje se estreou na equipa, e de Hélder Silva, o Arouca continuou a mandar no jogo, conseguindo duas boas ocasiões para ampliar a vantagem, primeiro num remate forte, de meia distância, de Hugo Cruz, proporcionando uma excelente defesa a Costinha, e depois por Diogo, que no coração da área disparou à queima-roupa, com o guarda redes do Esposende novamente a brilhar.

A primeira grande ocasião de perigo do Esposende na primeira parte surgiu, aos 35 minutos, com a bola a embater no poste da baliza de Marco, na sequência de um pontapé de canto.

A primeira parte terminou com um golo anulado ao Arouca, também na sequência de um canto.

O Esposende começou a segunda parte à procura da igualdade, criando um lance de perigo logo aos sete minutos, através de Formoso, que foi sempre o jogador mais inconformado e mais criativo da equipa da Foz do Cávado.

O Arouca foi reassumindo o comando do jogo, tendo enviado uma bola ao poste na cobrança de um livre directo, por Babanco, aos 57 minutos, e ampliando o marcador no minuto seguinte, por Jorge Leitão, a concretizar, de cabeça, um cruzamento de Hélder Silva, da direita.

Até ao final, o Esposende ainda teve algumas oportunidades para diminuir a desvantagem, nomeadamente por Lisboa, que por duas vezes assustou a equipa de terras de Santa Mafalda.