Sporting e Benfica empataram a um golo em encontro da 20ª jornada do campeonato de futsal, disputado no Pavilhão da Luz. Alex (22') marcou para o Sporting, mas Diogo (31') empatou para a equipa da Luz através de um auto golo.

Em fim-de-semana de dérbis, este sábado foi dia das equipas de Benfica e Sporting se defrontarem em futsal e curiosamente também estavam separadas por sete pontos, com vantagem para os encarnados na liderança da prova.

Primeira parte

Na primeira parte assistiu-se a um jogo muito tático, as equipas cumpriam, mas sem conseguir criar grandes oportunidades de golo dado o acerto defensivo evidenciado e o equilíbrio de forças.

Patias, do lado do Benfica, surgiu em maior destaque ao ter protagonizado os dois lances mais perigosos dos encarnados. Dois cabeceamentos aos 4' e 20' serviram para assustar André Sousa que, num deles, teve se aplicar.

O Sporting teve as mesmas duas oportunidades de golo. Aos 16' com Alex a aparecer a rematar, na sequência de um canto, e a bola raspou o poste da baliza de Juanjo e sob o intervalo foi Paulinho que à boca da baliza atirou para uma excelente defesa de Juanjo.

Segunda parte

Após o intervalo, o jogo abriu mais, a velocidade imperou, os condicionalismos táticos desapareceram, e as jogadas passaram a surgir numa área e outra. Foi através de um erro defensivo que se obteve o primeiro golo do encontro. Ré recebeu a bola junta da sua área, mas deixou antecipar-se por Alex que rematou para o fundo da baliza.

O Benfica surgiu então algo desconcentrado nos minutos seguintes, e o resultado podia ter mexido. Primeiro foi Caio Japa (26') a rematar com Juanjo a opor-se bem, e depois foi Diogo a tentar a sua sorte de longe e a bola a bater com estrondo na barra (27').

A equipa de Joel Rocha parecia ter dificuldades em conseguir chegar com perigo à área contrária, mas acabou por beneficiar de um lance caricato para alcançar o empate.

Xande (31') marcou o canto, a bola desviou em Diogo e acabou por enganar André Sousa. Estava feito o empate a nove minutos do fim de jogo.

O jogo entrava na sua fase decisiva e era altura dos treinadores pensarem em arriscar, e o Sporting a quem o empate não satisfazia fez subir André Sousa para a estratégia do cinco para quatro, quando restavam quatro minutos para o final. Mas o Benfica soube controlar a posse de bola nesses momentos, teve até mais oportunidades, e os leões acabaram por não conseguir que a estratégia surtisse efeito.

Quando faltavam poucos segundos para o final do jogo, Alex e Gonçalo Alves desentenderam-se no campo, e a confusão contagiou as bancadas, nomeadamente aquela onde se encontravam os adeptos do Sporting. No meio da confusão, os árbitros expulsaram Juanjo e João Matos.

Com este empate a um golo, o Benfica continua líder agora com 56 pontos, contra os 49 do Sporting que é apanhado pelo SC Braga no segundo lugar da tabela classificativa.

Cinco inicial Benfica: Juanjo, Ala Brandi, Gonçalo Alves, Bruno Coelho e Ré;

Jogaram ainda: Patias, Chaguinha, Jefferson, Brunp Pinto, Mancuso, Xande,

Cinco inicial Sporting: André Sousa, Diogo, Paulinho, Djô e João Matos;

Jogaram ainda: Pedro Cary, Fábio Lima, Aex, Caio, Miguel Angelo, Cassio, Marcelinho;

Andamento marcador: 1-1

Marcadores: Alex (22') e Diogo (31');