Del Potro, bicampeão do Estoril Open, foi protagonista da única “promoção” entre a elite do “top-10” mundial, que continua a ser liderada pelo suíço Roger Federer, derrotado na final do torneio olímpico pelo britânico Andy Murray, que mantém o quarto posto da hierarquia.

Entre os portugueses, João Sousa passou a ser o número dois nacional, ocupando esta semana a posição 126, a nove lugares de Frederico Gil (117.º), que mantém o estatuto de melhor português.

Rui Machado, que até finais de janeiro figurou entre os 70 melhores do Mundo, continua a cair na classificação mundial, ocupando agora a 129.ª posição.

Em femininos, o grupo das 10 primeiras manteve-se inalterado e continua a ser liderado pela bielorrussa Viktoria Azarenka, que em Londres2012 conquistou a medalha de bronze de singulares e a de ouro em pares mistos.

A norte-americana Venus Williams, a nova campeã olímpica, manteve-se no quarto posto, a duas posições da russa Maria Sharapova, derrotada na final de Londres2012.

Entre as portuguesas, Michelle Larcher de Brito, que na última semana superou o “qualifying” para chegar à segunda ronda do torneio de Washington, subiu dez lugares no “ranking” e ocupa agora a 123.ª posição.

Apesar de ter sido eliminada logo na primeira ronda do torneio ITF de Pequim, Maria João Koehler ganhou uma posição na hierarquia, surgindo esta semana no lugar 141 do Mundo.