Depois de ter deixado dois pontos em Chaves e a liderança da Liga para o SC Braga na semana passada, o Benfica quebrou um jejum de oito jogos sem vencer na Liga dos Campeões, em vésperas de receber o FC Porto para o 'clássico' da 7.ª jornada.
Na Grécia, onde os 'encarnados' parecem ter encontrado um filão, um golaço do médio Alfa Semedo deu a primeira vitória na prova a cabo de dois jogos, numa prova onde o Benfica não ganhava há oito partidas. Num jogo frente ao campeão AEK, que tinha tudo para ser uma goleada (Benfica vencia por 2-0 ao intervalo), transformou-se no segundo tempo após a expulsão de Rúben Dias, a segunda dos centrais do Benfica em dois jogos (Conti foi expulso em Chaves pelo que Lema deverá fazer dupla com Rúben Dias no clássico). Só a grande exibição de Odisseas na baliza e um golaço de fé e coragem de Alfa Semedo 'salvaram' a 'pele' a Rui Vitória.
A vitória veio dar moral aos adeptos de um Benfica mergulhado em vários casos, com o 'e-toupeira' à cabeça. Luís Filipe Vieira, presidente do clube, continua a negar qualquer ilegalidade nos atos praticados por Paulo Gonçalves. O clube decidiu avançar com o pedido de abertura da fase de instrução no caso E-Toupeira, alegando que desconhecia os atos que são imputados a Paulo Gonçalves. Além deste caso, o Benfica também está a ter problemas com os seus campos no Seixal e pode ter 12 jogos dos escalões de formação à porta fechada. O clube viu o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), abrir-lhe um processo de contraordenação por causa de 30 infrações, cometidas entre 21 de janeiro e 27 de maio deste ano, em jogos de diversos escalões. A razão prende-se com a inexistência de regulamento de segurança para as instalações desportivas. O Benfica viu ainda a FIFA condenar o clube a pagar mais de três milhões de euros a Bilal Ould-Chikh, por ter sido despedido sem justa causa.
Mas nem tudo são derrotas na justiça. O clube viu o Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) aceitar a providência cautelar que apresentou para evitar cumprir o jogo à porta fechada frente ao FC Porto, após decisão do conselho de disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Por isso o clássico terá público nas bancadas mas não terá Jardel, lesionado. Rui Vitória tem muitas 'dores' de cabeça para formar a defesa, já que não pode contar com Conti, castigado.
Na semana em que foi aprovado o Relatório e Contas da época passada, com lucros de 20,6 milhões de euros, Luís Filipe Vieira começa a enfrentar oposição à sua liderança. Gomes da Silva, antigo vice-presidente do Benfica, avisou Vieira que se calhar está na hora de sair. O presidente diz que está de 'pedra e cal' e pediu o título nacional no futebol ao plantel principal. Poucos dias via o Tribunal Arbitral do Desporto confirmar a condenação de 67 dias de suspensão devido a declarações contra Bruno de Carvalho.
As modalidades eram algumas alegrias mas também tristezas. O Benfica quase que hipotecou as suas hipóteses de seguir em frente na Taça da Europa de basquetebol. No andebol, perdeu em casa do Sporting e no futsal, venceu para a Liga dos Campeões da modalidade.
Liga dos Campeões
No outro jogo, empate entre Ajax e Bayern Munique na Alemanha.
I Liga
Benfica alega desconhecimento das ações de Paulo Gonçalves e apresentou requerimento para a abertura de instrução no caso e-Toupeira.
I Liga
O próximo jogo entre S.L. Benfica e F.C. Porto vai ter público nas bancadas do Estádio da Luz.
I Liga
O antigo vice-presidente do Benfica voltou a criticar a continuidade de Luís Filipe Vieira na presidência do clube.
I Liga
Presidente do Benfica considera que os 'encarnados' têm "que jogar o triplo dos outros para ganhar".
I Liga
Organismo negou o provimento à decisão do clube da Luz no despedimento do jogador por justa causa, em 2017.
Futsal
'Encarnados' venceram os belgas do Halle-Gooik por 5-3 antes de defrontarem o Barcelona.
I Liga
Benfica e Porto defrontam-se no domingo, no Estádio da Luz, a partir das 17:30.
I Liga
Conti deverá assumir o lugar do central brasileiro frente ao AEK, mas também está fora das opções para a receção ao FC Porto.