Apesar de ser a nona temporada consecutiva em que o Benfica chega à fase de grupos da Liga dos Campeões, os resultados dos 'encarnados' na liga milionária não têm sido animadores. A vitória desta terça-feira frente ao AEK de Atenas, por 3-2, fechou um período de seca da equipa da Luz.
A temporada 2017/2018 marcou a pior prestação de sempre do Benfica na Liga dos Campeões e também a pior prestação de sempre de uma equipa portuguesa. Por serem campeões nacionais na época anterior, os 'encarnados' passaram a fase de qualificação e entraram diretamente na fase de grupos da Champions.
5 jogos sem marcar
O Benfica ficou no grupo A juntamente com Manchester United, CSKA de Moscovo e Basileia. Na primeira jornada, os 'encarnados' receberam a equipa russa no único jogo da competição em que conseguiram marcar. No entanto, a equipa de Rui Vitória perdeu a partida por 2-1.
A partir dessa altura foi sempre a descer. Seguiu-se a visita ao terreno do Basileia, em que os 'encarnados' sofreram uma goleada por 5-0. Já na terceira jornada foi a vez do Manchester United visitar o Estádio da Luz, num jogo que terminou com a derrota benfiquista por 1-0.
Estavamos então a meio da fase de grupos e o caso começava a complicar-se para o Benfica que seguia sem qualquer ponto... e assim continuou. Na partida seguinte, os 'encarnados' viajaram até Manchester para enfrentar a equipa de José Mourinho e sairam com uma derrota por 2-0.
Na visita a Moscovo e na receção ao Basileia, o Benfica voltou a perder, por 2-0 nos dois jogos. Estava fechada a participação do então campeão nacional nas competições europeias e pairava no ar a crise dos 'encarnados' que não conseguiam marcar, mas sofriam (e muito).
Contas feitas, em seis jogos, o Benfica só conseguiu fazer um golo, por Seferovic, e sofreu 14 tentos.
6 jogos sem vencer
Nesta altura, os 'encarnados' estavam há seis jogos sem vencer. Já nesta temporada e com toda a pressão que isso implica, o Benfica embarcou na 3º pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Para seguir em frente, a equipa de Rui Vitória precisava de derrotar o Fenerbahçe.
A primeira mão foi no Estádio da Luz e pôs fim à 'maldição' da Champions. O Benfica bateu a equipa turca, por 1-0, com golo de Franco Cervi. Já na segunda mão, em Istambul, os 'encarnados' não foram além de um empate a uma bola. Mas foi o suficiente para seguir em frente.
Já no play-off, o Benfica encontrava o PAOK. Novamente a começar na Luz, a primeira mão trouxe mais um empate aos 'encarnados', no entanto, a segunda mão traria algumas alegrias. Na visita ao Estádio Toumba, o Benfica não tombou e conseguiu bater o PAOK por 4-1, com golos de Jardel, Salvio e Pizzi.
Passado o aperto, o Benfica estava na fase de grupos da Liga dos Campeões. Sorteio feito, os 'encarnados' ficaram no grupo E juntamente com o Bayern de Munique, o AEK e o Ajax.
O primeiro jogo trouxe de volta as más recordações da temporada passada, depois do Benfica perdeu em casa com os alemães, por 2-0, com o segundo golo a ser apontado pelo antigo pupilo dos 'encarnados' Renato Sanches.
Quanto os adeptos benfiquista já faziam 'figas' para que a equipa de Rui Vitória não fizesse o mesmo caminho da edição passada, eis que a águia desperta. No jogo desta terça-feira, o Benfica venceu o AEK em Atenas, por 3-2, apesar de ter estado a vencer por 2-0 grande parte da partida.
O Benfica está agora no terceiro lugar do grupo, com três pontos, atrás do Ajax e do Bayern de Munique que têm ambos quatro pontos. Já o AEK continua sem vencer.
A próxima partida leva os 'encarnados' até à Holanda para defrontar o Ajax, no próximo dia 23, em jogo marcado para as 20h00. Na quinta jornada, o Benfica volta a encontrar o Bayern de Munique, desta vez na Alemanha, no dia 27. E, na última jornada desta fase de grupos, as 'águias' voltam a defrontar o AEK, no Estádio da Luz, a 12 de dezembro.
100 golos na liga milionária
Nem tudo são mágoas e a Liga dos Campeões traz bons recordes à equipa da Luz. Esta terça-feira, aos seis minutos de jogo, Seferovic rematou para o fundo da baliza do AEK e bateu o patamar dos 100 golos do Benfica na Liga dos Campeões, desde que mudou de formato.
O primeiro golo dos 'encarnados' na Champions aconteceu a 28 de setembro de 1994. O Benfica recebia, no antigo Estádio da Luz, o Anderlecht. Aos 27 minutos, Claudio Caniggia inaugurou o marcador, depois de uma assistência de Nelo, e marcou o primeiro golo dos 'encarnados' num jogo que terminaria com a vitória do Benfica por 3-1.
Comentários