Ao vencer este sábado o União do Uíge, por 2-1, no campo dos Coqueiros, em Luanda, para a 25ª jornada do Girabola2014, o Kabuscorp do Palanca encurtou para seis pontos a diferença com o líder Recreativo do Libolo, que empatou com o Sagrada Esperança (0-0).

Com esta vitória, os campeões angolanos, que beneficiaram do bis do camaronês Meyong, somaram 52 pontos e continuam na segunda posição, contra 58 do líder da prova.

Apesar da diferença pontual e de plantel, a formação do Palanca encontrou muitas dificuldades para alcançar a vitória, frente a um adversário, hoje bem organizado, que luta para a não despromoção.

A equipa do Uíge criou a primeira situação de verdadeiro perigo aos cinco minutos. Richy rematou ao poste, após desatenção defensiva dos anfitriões, mas em seguida a formação do Palanca assumiu as rédeas do jogo e passou a dominar o encontro.

Aos 16 minutos Issama, numa jogada individual, passou por dois adversários e cruzou rasteiro para o centro da grande área, onde estava Lami que, diante do guarda-redes contrário, rematou para cima.

Numa jogada idêntica, mas conduzida do lado esquerdo, Breco cruzou para o segundo poste e Meyong, sempre bem colocado, rececionou com o peito e rematou marcando o primeiro golo da partida, aos 21 minutos.

Os visitantes não “baixaram os braços” e continuaram a criar muitas dificuldades à defensiva do Kabuscorp que, apesar de insegura, conservou a vantagem até ao intervalo.

Sem soluções ofensivas e a depender de “rasgos” individuais, o Kabuscorp entrou para a etapa complementar irreconhecível, se comparado ao desempenho dos primeiros 45 minutos, numa altura em que Uíge conseguiu povoar o meio campo e municiar a linha ofensiva criando muitas situações de perigo.

Foi assim que aos 56 minutos, num lance de contra-ataque, Bokongó surgiu isolado na grande área e foi rasteirado pelo guarda-redes Rubia. Na marcação do penalti, Feão igualou o marcador (1-1).

Com o jogo igualado, o Kabuscorp respondeu com as entradas de Tresor e Love, tendo em seguida recuperado a dinâmica ofensiva de antes do intervalo.

Aos 77 minutos Meyong, também de grande penalidade, voltou a colocar os campeões nacionais em vantagem, castigando um toque com a mão de um defensor contrário.

Os minutos que se seguiram ficaram marcados por uma série de falhas de finalização da formação do Uíge e “show” do recém recuperado Tresor Mputo Mabi, mas o resultado de 2-1 não mais se alterou.