O leão renasceu, disso não há dúvida. Nos três últimos encontros para a Liga, o Sporting apontou 10 golos e hoje segurou o quarto lugar, quando o disputava com o adversário directo.

Numa casa cheia, com 35 007 espectadores, onde também se celebrava o Dia da Mulher, com Alvalade pintada de cor-de-rosa, Grimi, Liedson e Saleiro “arrumaram” a questão em 20 minutos. Valdomiro, aos 67’, fez o tento dos vimaranenses, numa altura em que o Sporting baixou o ritmo de jogo.

O primeiro golo dos leões surgiu aos sete minutos. Miguel Veloso, na direita, bateu o pontapé livre e Grimi subiu mais alto que a defesa vimaranense para inaugurar o marcador. No entanto, o jogador do Sporting estava em posição irregular.

A dominar por completo, não demorou muito para Alvalade voltar a gritar golo. Num erro defensivo crasso de Gustavo, Liedson, aos nove, ganhou a bola no meio campo para fazer um golo de bandeira e aumentar a sua conta pessoal para 11 golos e igualando o benfiquista Saviola no terceiro lugar da lista de melhores marcadores.

Os comandados de Paulo Sérgio reagiram aos 11 minutos com um cruzamento impecável de Desmartes , mas Rui Miguel falhou a emenda à boca da baliza. Como quem não marca sofre, decorria o minuto 12 quando Saleiro, num excelente trabalho, passou por Nilson e rematou para o fundo das redes, mas o árbitro invalidou o lance por fora jogo. O avançado estava em posição regular.

Não tardou muito para que o camisola 9 leonino fizesse o “gosto ao pé”, desta feita num golo validado. Liedson flectiu bem para o meio, abriu para Saleiro na esquerda e o avançado assinalou outro golo de se “tirar o chapéu”.

As duas equipas apresentavam-se para este jogo com estatísticas muito semelhantes: ambos os guarda-redes estavam há 391 minutos sem sofrer golos, o Vitória de Guimarães vinha de três vitórias consecutivas, com cinco golos marcados e nenhum sofrido e o Sporting de duas vitórias categóricas sobre FC Porto (3-0) e Belenenses (4-0, poker de Liedson) e com a baliza intacta.

No entanto, a dinâmica apresentada por ambas esta noite não demonstrou tais semelhanças. O Sporting só baixou o ritmo na segunda parte, o que poderia ter custado caro aos pupilos de Carlos Carvalhal, até aí com uma exibição imaculada. Aos 67’, Valdomiro conseguiu bater um invicto Rui Patrício.

Ao minuto 80, Rui Patrício fez uma defesa incompleta, a bola sobrou para Douglas, que num pontapé de bicicleta obrigou o guardião à defesa da noite.

A dois minutos do fim, foi o poste que salvou o Sporting. Num livre à entrada da área, depois de falta de Saleiro, Andrézinho viu os dedos de Rui Patrício, e depois o poste, impedirem o 3-2.

Carlos Carvalhal sofre, no entanto um revés, já que Miguel Veloso e João Moutinho viram o quinto amarelo e não vão à Madeira, no final do mês, para o encontro com o Marítimo, da 24ª jornada.