Cabo Verde venceu os Camarões por 2-0, em jogo da 1ª mão da última eliminatória de acesso ao CAN´2013. Ricardo e Djaniny fizeram os golos que colocam os “tubarões azuis” mais pertos do CAN´2013.

Quando saiu o sorteio da última eliminatória, muitos torceram o nariz por ter calhado a Cabo Verde uma das seleções mais fortes de África. Esta tarde, no Estádio da Várzea, os pupilos de Lúcio Antunes foram capazes de contrariar o favoritismo do adversário e bateram de forma categórica a forte seleção camaronesa, por um resultado que poderia ter sido mais avolumado.

Cabo Verde teve uma entrada de “tubarão com fome”, empurrando os “leões indomáveis” para perto da sua área, na tentativa de marcar o quanto antes. Depois de Chedjou ter cortado na linha de golo um cruzamento-remate de Djaniny logo aos três minutos, chegou a vantagem a passagem dos 15 minutos, num desvio de Ricardo que só parou no fundo da baliza de Kameni, após livre de Heldon Nhuk.

Um regresso em grande do defesa central do Paços de Ferreira e um início de sonho dos "tubarões azuis" que levou ao delírio os quase 10 mil espetadores que estiveram no Estádio da Várzea, mesmo tendo chovido o dia todo em Cabo Verde.

Galvanizados pelo tento, a formação cabo-verdiana partiu à procura do segundo, que poderia ter surgido em várias ocasiões, não fosse o desacerto crioulo na hora de finalizar. Primeiro foi Djaniny que não soube aproveitar uma jogada brilhante de Heldon Nhuk, atirando para fora. Mais tarde foi Kameni a desviar para a barra um cabeceamento de Fernando Varela que levava selo de golo.

No segundo tempo, Lúcio Antunes foi obrigado a mexer na equipa, devido a lesões que afetaram os jogadores. Odair Fortes não regressou para o 2º tempo, dando o seu lugar a Tini Varela e Carlitos saiu poucos minutos depois, dando o seu lugar ao central Gégé.

As mexidas tiraram a capacidade da seleção cabo-verdiana de levar a bola mais vezes até a área camaronesa. Nhuk, que tinha dado água pela barba aos “leões indomáveis” na 1ª parte, não conseguia ter bola para as suas arrancadas que muito perigo criaram no primeiro tempo.

Com um meio-campo superpovoado, Cabo Verde ia sustendo as investidas camaronesas e contou com um inspirado Vozinha, que mostrou que já devia estar a defender a baliza cabo-verdiana há muito tempo. O guarda-redes do Progresso de Sambizanga de Angola mostrou-se intransponível, como no lance aos 49 minutos quando evitou o golo camaronês, após remate a queima-roupa de Emana.

O minuto 15 voltou a ser de sorte para Cabo Verde. Num lance de inspiração, Djaniny passou por dois contrários e rematou para a baliza, fazendo o 2-0. O remate não era tão perigoso mas contou com a colaboração de Kameni que deu um grande “frango”.  Os dez mil nas bancadas da Várzea faziam a festa, pouco importando a chuva que caia na capital cabo-verdiana.

E Djaniny poderia ter acabado com a eliminatória no minuto seguinte. Em mais uma jogada de inspiração de Heldon Nhuk, o avançado do Olhanense atirou para fora, quando tinha tudo para fazer o 3-0. Realce para o grande trabalho de Nhuk, o melhor jogador em campo.

A partir do 2º golo, Cabo Verde recuou ainda mais, empurrado também pelos Camarões que se mostraram incapazes de bater o inspirado Vozinha.

Uma vitória que deixa Cabo Verde em boas condições de conseguir o tão sonhado apuramento para uma fase final de um campeonato africano de futebol. Mas ainda faltam 90 minutos e em Yaoundé, e vai ser muito complicado aguentar a vantagem.

Ficha de jogo:
Cabo Verde: Vozinha; Carlitos, Nando, Varela e Stopira; Ricardo, Marco Soares e Babanco; Odair Fortes, Nhuck e Djaniny
Camarões; Idriss Carlos Kameni; Georges Mandjeck, Aurelien Chedjou, Nicolas Nkoulou e Henri Bedimo; Alexandre Song, Stéphane Mbia, Landry Nguemo e Benjamin Moukandjo; Choupo Moting e Yannick Ndjeng.
Golos: Ricardo e Djaniny.