E vão sete Taças da Liga para o Benfica, que continua a ser o rei da competição. Desta vez os 'encarnados' conquistaram o troféu com uma notável goleada por 6-2, numa noite com claros sinais de despedidas dos dois lados.

Tal como defenderia o próprio Rui Vitória depois do encontro, os números do triunfo não espelham de forma inequívoca aquilo que se passou no campo. O Marítimo conseguiu fazer frente à equipa tricampeã durante uma boa parte do tempo, mas encontrou em Ederson uma barreira quase intransponível.

Foram, ainda assim, os 'encarnados' que entraram a vencer logo aos onze minutos, no primeiro remate da partida. Jonas foi o autor do golo inaugural, a que se seguiu um 'bis' de Mitroglou. O resultado de 3-0 poderia indiciar uma superioridade confortável do Benfica, mas a verdade é que os insulares iam chegando com perigo à baliza de Ederson e conseguiram reduzir por João Diogo antes do intervalo.

O segundo tempo trouxe novas investidas madeirenses mas Gaitán quase sentenciou a partida com um toque de magia para o 4-1. Fransérgio ainda reduziu para 4-2 numa grande penalidade mas em cima do final do encontro Pizzi e Jiménez, este último de penálti, consolidaram a goleada.

Foi uma noite de muitos golos para os adeptos que quiseram assistir à festa da Taça da Liga em Coimbra mas também de despedidas. Renato Sanches, já com a saída confirmada, despediu-se dos adeptos 'encarnados', assim como Gaitán, que deverá rumar ao Atlético Madrid depois de seis anos de 'águia' ao peito. Do lado do Marítimo, Nelo Vingada quase confirmou o ponto final na sua segunda passagem pela equipa da Madeira.

Momento do jogo:

O toque de magia de Nico Gaitán para o quarto golo do Benfica, aos 77 minutos. O argentino finalizou com mestria e de seguida não escondeu as lágrimas, quase como uma confirmação do desfecho que, ao que tudo indica, é inevitável. O mágico do Benfica vai rumar ao Atlético Madrid, colocando um ponto final num percurso brilhante ao serviço dos 'encarnados'.

Os melhores:

Mitroglou: O avançado grego foi fulcral ao apontar dois dos seis golos da equipa benfiquista. No primeiro limitou-se a desviar, mas no segundo rematou colocado para bater Haghighi. Voltou a mostrar que merece o investimento do clube benfiquista no seu passe.

Gaitán: Mais uma exibição de classe e fino recorte técnico do craque argentino, que deixa os adeptos do Benfica a sofrer por antecipação. O craque argentino deixa uma marca de 'futebol espetáculo' espalhada pelos campos portugueses ao longo de seis anos.

Ederson: Esteve em grande plano logo nos minutos iniciais da partida e continuou a demonstrar toda a sua qualidade ao longo de toda a partida. É um dos grandes responsáveis pelo resultado tão desnivelado.

Curiosidades:

- Jonas soma agora seis golos apontados em seis golos contra o Marítimo.
- Mitroglou é agora o único jogador a ter marcado mais do que um golo numa final da Taça da Liga.

- O Benfica não marcava seis golos numa final desde 1963/64. Conseguiu-o então numa final da Taça de Portugal, com um triunfo por 6-2 frente ao FC Porto.

Reações:

Rui Vitória: "Chego ao fim da época com a noção de dever cumprido"

Nelo Vingada com discurso de despedida após perder Taça da Liga

Ederson: "Encerrámos uma época em grande"

Carlos Pereira diz que Ederson foi "o melhor jogador em campo"

Maurício: "Na próxima temporada seremos mais fortes"
Gaitán: "Vou ter muitas saudades"

Luisão: "Não temos titulares nem suplentes"

Talisca: "Não sei se foi o meu último jogo"