Contra a indiferença pela diferença. E ainda há muito por fazer
É hoje! Quando relógio marcar as 19h em Lisboa, 18h nos Açores, será na RTP2 que a comitiva portuguesa presente nos Jogos Paralímpicos desfilará, com orgulho, a bandeira nacional.
A cerimónia dos Jogos Olímpicos foi transmitida na RTP1. Este lembrete serve apenas para reforçar o título desta newsletter, demonstrando que ainda há muito por fazer.
O nadador Diogo Cancela e a atiradora Margarida Lapa serão os porta-estandartes de Portugal na cerimónia de abertura, que decorrerá nos Campos Elíseos e na Praça da Concórdia. A cerimónia é descrita pela organização como "um abraço coletivo" aos 4400 atletas participantes. 27 são portugueses.
O relógio que marca a contagem decrescente para a abertura dos Jogos, é o mesmo que sussurra ao ouvidos dos responsáveis do Benfica, a poucos dias do fecho do mercado. Há três dossiês da máxima importância para fechar. Sobre o momento do Benfica palpites não faltam, basta dar um saltinho às redes sociais do clube encarnado, mas o mais sonante veio de um ex-jogador do Sporting e do FC Porto: "Não gostei do futebol, deixou muito a desejar".
Nem de propósito. Depois de uma Supertaça absolutamente estrambólica, os líderes do campeonato, ao lado do Famalicão, voltam a encontrar-se, agora em Alvalade. E foram várias as vozes que se pronunciaram sobre o momento das equipas e que na generalidade consideram ser as principais candidatas ao título.
A quarta ronda do campeonato antecede a primeira paragem para os primeiros compromissos de seleção após o Euro 2024. Vem aí a Liga das Nações e com ela mais uma convocatória de Roberto Martínez, previsivelmente com estreantes na lista. E por falar em estreias, saiba que correu mal a de Petit no Brasil.
Entretanto, não se esqueça, esta 5.ª feira há sorteio da Liga dos Campeões. Benfica e Sporting aguardam para conhecer quais os clubes que ocuparão as últimas quatro vagas disponíveis. Vá trauteando a música da Champions para não ficar mal.
Por fim, despedimo-nos com duas notícias diametralmente opostas. Por um lado, é bom saber que as mães jogadoras de futebol começam (finalmente) a merecer a importância devida, por outro, é com tristeza que acordámos com a triste notícia da morte de Izquierdo, colega de Coates que cinco dias depois não sobreviveu a um ataque cardíaco sofrido durante uma partida em São Paulo, no Brasil. Infelizmente, já são alguns os casos na história do futebol.
É caso para lembrar a emocionante mensagem deixada por Eriksson, que também nos deixou esta segunda-feira: "Cuidem de vocês e das vossas vidas. Vivam-na. Adeus."
É tudo por hoje, amanhã regressamos. Até lá, já sabe: toda a atualidade desportiva nacional e internacional está à distância de um clique no SAPO Desporto.
Jogos Paralimpicos
O nadador Diogo Cancela e a atiradora Margarida Lapa vão ser os porta-estandartes de Portugal na cerimónia de abertura, que decorrerá nos Campos Elíseos e na Praça da Concórdia.
I Liga
Janela de transferências fecha em Portugal no dia 2 de setembro, às 23h59. Antecipam-se dias agitados no mercado do Benfica.
I Liga
Jardel coloca Sporting e FC Porto como principais favoritos na luta pelo título da I Liga.
Liga das Nações
O capitão Cristiano Ronaldo vai manter-se nas opções de Roberto Martínez, algo que ambos confirmaram publicamente recentemente.
Brasileirão Serie A
O português chegou ao Cuiabá a 02 de maio de 2024, quando assinou contrato até 2025.
Liga dos Campeões
Galatasaray, Dínamo Kiev e Malmo ficaram pelo caminho e vão disputar a Liga Europa.
Copa Libertadores
Izquierdo morreu pelas 21:38 de terça-feira (01:38 de hoje em Lisboa), “em consequência de morte cerebral após paragem cardiorrespiratória associada a uma arritmia”.
Futebol Internacional
Juan Izquierdo foi o último jogador a morrer, depois de colapsar em campo.
Futebol Feminino
Crystal Dunn, é mãe, e fez parte da equipa dos Estados Unidos que venceu o ouro em Paris.