Que siga a festa da Taça e que os portugueses continuem a dar (e bem) ao pedal
Não houve 'taça' em Viseu na noite de quarta-feira. Quer dizer, jogou-se para a Taça, mas não houve surpresas. Em novo duelo entre os outrora tão amigos Sérgio Conceição e Jorge Costa, o FC Porto confirmou o favoritismo no Estádio do Fontelo e bateu, ainda que pela margem mínima, o Académico de Viseu. Um golo solitário de André Franco (aquele médio contratado ao Estoril no início da época) valeu aos dragões um lugar nas meias-finais da prova, onde vão agora medir forças com o Famalicão.
Para esta quarta-feira estão marcados os outros dois embates dos quartos de final. O Casa Pia recebe o Nacional a partir das 17h30 (...em Setúbal, porque o relvado do Jamor não está em lá grandes condições após um jogo de râguebi que lá se jogou...) e, depois, há jogo grande no Minho, com o SC Braga a receber o Benfica. As águias vão voltar a um sítio onde não foram nada felizes há bem pouco tempo, mas na antevisão ao encontro Roger Schmidt mostrou ser uma daquelas pessoas que olham para as dificuldades como oportunidades.
Quem, pelo contrário, parece que não vai voltar a um sítio onde foi feliz é Lionel Messi, depois de o seu irmão, Matías, no canal do seu filho no Twitch (talvez não tenha sido o local mais adequado, admitamos), ter proferido palavras muito pouco abonatórias em relação ao Barcelona, ao seu presidente, Joan Laporta, e aos adeptos culés. Palavras que, naturalmente, não caíram nada bem em Camp Nou.
Continuando a olhar lá para fora, esta quinta-feira assistimos ao ressuscitar de uma ideia que todos já pensavam estar morta e enterrada, com os promotores da Superliga europeia a voltarem à carga, agora com uma versão bem mais "suave" do projeto que tantas críticas motivou, tentando não parecerem tanto 'os maus da fita'.
Ainda lá fora, em Inglaterra o Manchester United perdeu a oportunidade de igualar o Manchester City na classificação da Premier League ao empatar com o Leeds e Bruno Fernandes assumiu a sua quota-parte de responsabilidades.
Voltando a território nacional, ontem, no Estádio da Luz jogou-se pela inclusão social no futebol e o SAPO Desporto esteve lá. Leia a nossa reportagem, que vale a pena.
Nas restantes modalidades, os portugueses continuam em grande a dar ao pedal. Depois dos êxitos de Rúben Guerreiro e Rui Costa na estrada, agora os sucessos chegam dos Europeus de Ciclismo de Pista, onde Maria Martins conquistou o ouro no scratch e Rui Oliveira a prata na competição de eliminação.
Ah, e regressando ao futebol, hoje também se vai jogar para a I Liga. Pelas 18h00, vamos ter um há muito aguardado Estoril-Boavista (por há muito aguardado leia-se aguardado desde de finais de dezembro, quando uma falha elétrica no Estádio António Coimbra da Mota obrigou ao adiamento do encontro, que diz respeito ainda à 14.ª jornada)
Amanhã há mais! Até lá, o mundo do desporto nacional e internacional continua à distância de um clique no SAPO Desporto.
Taça de Portugal
SC Braga e Benfica defrontam-se a partir das 20h30 de quinta-feira, no Estádio Municipal de Braga, num jogo que será arbitrado por Tiago Martins, da Associação de Futebol de Lisboa.
Taça de Portugal
Dragões venceram o Académico de Viseu e seguem para as meias-finais da Taça de Portugal, onde vão encontrar o Famalicão.
I Liga
O jogo entre as duas equipas estava inicialmente agendado para o dia 29 de dezembro, mas uma avaria elétrica obrigou ao adiamento da partida.
Ciclismo
A jovem portuguesa, de 23 anos, juntou o ouro de hoje à medalha de bronze conquistada na mesma disciplina no Mundial de elites de 2020.
Futebol Internacional
Depois das muitas críticas - vindas de todos os quadrantes - à ideia da criação de uma Superliga Europeia, os promotores do projeto apresentaram uma nova proposta que 'corrige' alguns dos pontos de conflito. Explicamos o que trazem de novo.
Premier League
Além de Dalot, o médio Bruno Fernandes também constou nas opções iniciais do United.